2023-5-05
Segundo um estudo da Gartner, 70% dos executivos disseram que a sua organização está a investigar e explorar a IA generativa
Um novo estudo da Gartner indica que 45% dos líderes relatam que a publicidade do ChatGPT os levou a aumentar os investimentos em Inteligência Artificial (IA). 70% dos executivos disseram que a sua organização está a investigar e explorar a IA generativa, enquanto 19% estão em modo piloto ou de produção. “O frenesim da IA generativa não mostra sinais de que vai diminuir”, afirmou Frances Karamouzis, VP Analyst da Gartner. “As organizações estão a lutar para determinar quanto investir em soluções de IA generativa, quais produtos valem o investimento, quando começar e como mitigar os riscos que vêm com a tecnologia emergente”. O estudo, baseado nos testemunhos de mais de 2.500 entrevistados entre março e abril de 2023, indica que os líderes consideram que os benefícios da IA generativa superam os riscos, comparados com apenas 5% que consideram que os riscos se sobrepõem às vantagens. Contudo, de acordo com os especialistas da Gartner, os executivos podem começar a mudar a sua perspetiva à medida que os investimentos crescem. “O entusiasmo inicial por uma nova tecnologia pode dar lugar a uma análise mais rigorosa dos riscos e desafios de implementação”, reitera Frances Karamouzis, pelo que “as organizações provavelmente se vão deparar com uma série de questões de confiança, risco, segurança, privacidade e ética à medida que começarem a desenvolver e a adotar a IA generativa”. Apenas 17% dos executivos indicaram a otimização de custos como o principal objetivo dos investimentos, com a experiência do cliente a sobressair como o foco principal dos investimentos, citado por 38% dos entrevistados. “Os negócios autónomos, a próxima macro fase da mudança tecnológica, podem mitigar o impacto da inflação, da escassez de talentos e até mesmo das crises económicas”, disse o analista da Gartner. “CEO e CIO que aproveitam a IA generativa para impulsionar a transformação por meio de novos produtos e modelos de negócios vão encontrar enormes oportunidades de crescimento de receitas”. |