2022-3-11

BIZ

Advertorial

Centros de dados all-flash & green IT

Dados: o ativo mais valioso para todas as organizações

Centros de dados all-flash & green IT

Os dados são a força motriz do desenvolvimento empresarial no século XXI. São fundamentais para sustentar decisões, otimizar estratégias, garantir inovação, melhorar as experiências, consolidar o crescimento. Em resumo, todas as organizações maximizam os seus resultados em função da forma como gerem a informação disponível.

Assistimos a cada vez mais organizações definindo indicadores-chave de desempenho (KPI) e alocando grande parte dos seus orçamentos a implementação de mais e melhores sistemas de tratamento de dados, do BigLake ao Real-Time processing.

Em conjunto ou como consequência do crescimento de importância da informação, assiste-se a um aumento explosivo do volume de dados (diferentes fontes e sensores, dados complexos, estruturados e não-estruturados, com valor a ser extraído de guardar histórico por períodos superiores entre outros motivos) originando novos desafios para as soluções de armazenamento e tratamento de dados como:

  1. Recolher, transmitir, processar e armazenar a informação em tempo útil;
  2. Proteger de forma eficaz, garantindo a autenticidade, a resiliência e a disponibilidade;
  3. Controlar os custos totais da solução e o retorno do investimento.

A maioria das organizações não está preparada para enfrentar estes desafios. Uma pesquisa da IDC mostra que 94,5% das empresas têm planos para atualizar as suas infraestruturas de TI. E este processo não pode passar apenas por uma atualização tecnológica que enderece as necessidades atuais. Tem de considerar processos, inovação e garantias de agilidade/disponibilidade para os novos desafios que se apresentarão.

De acordo com o DataSphere Global da IDC o total de dados globais crescerá de 64 zettabytes (ZB) para quase 180 ZB até 2025 (taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 23% durante o período de previsão 2020-2025).

A implementação generalizada de tecnologias como a IoT e a IA provoca uma necessidade crescente de tratamento de dados em tempo real. Para aliviar a pressão sobre a transmissão e o processamento de dados, a computação edge está também a crescer. A IDC prevê que, até 2023, 70% das empresas processarão dados no edge da IoT e o número de coletores conectados aumentará em 8 vezes. 50% das novas infraestruturas será implementada em edge.

Outra das preocupações chave na evolução tecnológica é o consumo de energia elétrica dos Centros de Dados. Prevê-se que, se medidas não forem adotadas, vamos assistir a um crescimento dos atuais 3% para 10% em 2030.

Felizmente existe a consciencialização e medidas estão a ser tomadas por todo o mundo para combater este crescimento (regulamentos para PUE, compromissos de neutralidade de carbono, incentivos para incremento de eficiência e fontes mais de energia verde).

Um centro de dados all-flash precisa de muito menos – aproximadamente 70% menos – energia para funcionar e ainda gera muito menos calor, resultando em menores requisitos de refrigeração e consumo de energia indiretos.

Também aqui, as soluções All-Flash da Huawei são exemplares. Podem conter até 36 discos SSDs NVMe em 2RU’s (densidade de discos 40% superior) que aliados a tecnologias de compactação, deduplicação e Inteligência Artificial, maximizam o espaço de armazenamento disponível reduzindo o hardware, espaço em rack e energia necessários.

Artigo adaptado de IDC White Paper Moving Towards an All-Flash Data Center Era to Accelerate Digital Transformation

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Huawei

TAGS

Huawei

Recomendado pelos leitores

Mercado de Infrastructure-as-a-Service deverá chegar aos 512 mil milhões
BIZ

Mercado de Infrastructure-as-a-Service deverá chegar aos 512 mil milhões

LER MAIS

Líderes de IT sentem falta de confiança antes de auditorias
BIZ

Líderes de IT sentem falta de confiança antes de auditorias

LER MAIS

Salesforce investe mais de mil milhões de dólares para transição energética
BIZ

Salesforce investe mais de mil milhões de dólares para transição energética

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 109 JULHO 2024

IT CHANNEL Nº 109 JULHO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.