2024-3-21

BIZ

Canalys reconhece nove fornecedores pela liderança do Canal da região EMEA

Os fornecedores AWS, Cisco, Dell, Juniper Networks, Lenovo, Nutanix, Palo Alto Networks, Schneider Electric e Trend Micro foram coroados “Campeões” na 2024 EMEA Titans Channel Leadership Matrix

Canalys reconhece nove fornecedores pela liderança do Canal da região EMEA

O 2024 EMEA Titans Channel Leadership Matrix da Canalys, que analisa os fornecedores que desempenharam um papel fundamental no ecossistema de Parceiros, reconheceu nove fornecedores com o estatuto de “Campeão”: a AWS, Cisco, Dell, Juniper Networks, Lenovo, Nutanix, Palo Alto Networks, Schneider Electric e Trend Micro.

De acordo com a Canalys, os “Campeões” demonstraram um elevado nível de excelência na gestão de Canal, destacando-se em comparação com os seus pares da indústria, assim como uma melhoria do seu desempenho face ao ano anterior e um investimento no futuro. Dos nove fornecedores, seis conseguiram manter o status de alto nível do ano passado, nomeadamente a Dell, Juniper Networks, Lenovo, Nutanix, Schneider Electric e Trend Micro.

Os fornecedores reconhecidos enquadram-se numa ampla variedade de áreas do setor tecnológico, incluindo hardware, software, cloud e cibersegurança. Ainda assim, a Canalys considera que estas empresas partilham algumas características comuns: “um compromisso estratégico para impulsionar o crescimento através e com os parceiros, investimentos na rentabilidade dos parceiros e na facilidade de fazer negócios, um foco na inovação do programa e elevados níveis de satisfação dos parceiros”.

O relatório EMEA Titans Channel Leadership Matrix da Canalys analisa o desempenho relativamente ao Canal da região EMEA de cerca de 30 fornecedores de tecnologia com pelo menos 12 mil milhões de dólares em vendas mundiais (mais de 25% entregues através de Parceiros) ou entre dois mil milhões de dólares e 12 mil milhões em vendas globais (mais de 50% entregues através de Parceiros).

A posição de um fornecedor na Matriz de Liderança (em inglês “Leadership Matrix”) é avaliada por um painel de analistas da Canalys, que têm em consideração o feedback dos Parceiros de Canal recolhido nos últimos 12 meses, as métricas de desempenho recentes e uma avaliação do seu desempenho de Canal e das suas perspetivas futuras.


A importância do ecossistema de Parceiros para fornecedores

Atualmente, um conjunto de fatores, como a volatilidade económica, a turbulência geopolítica, a instabilidade da cadeia de abastecimento e as mudanças comportamentais dos clientes, levaram à intensificação das pressões empresariais para os fornecedores de tecnologia. Além disto, continua a haver escassez das competências críticas nos principais segmentos de crescimento, nomeadamente de cibersegurança, cloud híbrida, edge, software e inteligência artificial, o que poderá representar um entrave ao crescimento, alerta a Canalys.  

Ainda mais, os clientes empresariais estão a adotar novos modelos de consumo, assinatura e mercado e, por isso, necessitam de um apoio mais contínuo ao longo do ciclo de vida e serviços geridos. Os clientes estão também a valorizar cada vez mais a sustentabilidade, que se está a tornar um requisito fundamental.

Perante este cenário complexo e em constante evolução, o papel dos Parceiros de Canal é cada vez mais crucial. A Canalys revela que, atualmente, mais de 76% dos negócios de IT na região EMEA são entregues através do Canal, sendo que uma percentagem ainda maior dos investimentos dos clientes é influenciada por Parceiros.

O sucesso dos fornecedores tecnológicos depende cada vez mais da criação e execução de estratégias assentes num ecossistema diversificado de Parceiros. Neste sentido, os fornecedores estão a procurar transitar para modelos go-to-market liderados por Parceiros, uma vez que reconhecem a importância dos Parceiros para melhorar a eficiência das vendas e a experiência do cliente.

Por sua vez, os Parceiros de Canal estão a dar prioridade às relações com fornecedores que estejam alinhados com a transformação nos seus modelos de negócios. À medida que os Parceiros envolvem mais os seus próprios serviços e soluções em torno dos produtos dos fornecedores com vista a proporcionar valor ao cliente, “tornar-se-ão mais seletivos no que diz respeito a investir estrategicamente em parcerias com fornecedores”, enfatiza a Canalys. “Os Campeões encontrar-se-ão, portanto, numa vantagem crescente contra concorrentes menos centrados nos parceiros”.

A Canalys classifica outros fornecedores com o estatuto de Contenders, destinado aos fornecedores com altos índices de liderança nas áreas avaliadas, mas que ainda não capitalizaram totalmente as oportunidades de Canal; Scalers, referente aos fornecedores que demonstram melhorias na gestão e no desempenho de Canal, porém, ainda não atingiram um alto nível de excelência de Canal; ou Foundation, correspondente aos fornecedores que apresentam as classificações mais baixas e que sofreram uma deterioração no sentimento dos Parceiros nos últimos 12 meses.

ARTIGOS RELACIONADOS

Procura por fornecedores de serviços geridos aumenta na EMEA
BIZ

Procura por fornecedores de serviços geridos aumenta na EMEA

LER MAIS

PME e fornecedores de serviços geridos na mira de ciberataques
SECURITY

PME e fornecedores de serviços geridos na mira de ciberataques

LER MAIS

Relações com fornecedores de IT serão uma tendência em 2024
BIZ

Relações com fornecedores de IT serão uma tendência em 2024

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Sophos nomeia novo Chief Revenue Officer
BIZ

Sophos nomeia novo Chief Revenue Officer

LER MAIS

Fujitsu e AMD iniciam Parceria estratégia
BIZ

Fujitsu e AMD iniciam Parceria estratégia

LER MAIS

Mercado de comunicação quântica deverá crescer perto de 40% até 2030
BIZ

Mercado de comunicação quântica deverá crescer perto de 40% até 2030

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.