2024-1-07
Os Parceiros de Canal a nível global mostram-se otimistas relativamente à rentabilidade e crescimento de receitas este ano
De acordo com duas investigações da Canalys, os Parceiros estão otimistas com o futuro próximo no Canal, nomeadamente a nível de rentabilidade e crescimento de receitas em 2024. Ambos os inquéritos foram realizados através do Candefero, a comunidade de Parceiros de Canal online criada e administrada pela Canalys. Jay McBain, analista-chefe da empresa, diz estar surpreendido com a força da confiança dos Parceiros em 2024 face às dificuldades macroeconómicas. “Este mesmo sentimento otimista também existia em 2008 e 2001, quando a indústria tecnológica tirou o mundo da recessão e os Parceiros de Canal eram a ponta da lança”, comentou McBain. “Com quase dois terços dos Parceiros a olhar para o crescimento das receitas e dos lucros, estes estão ocupados em contratar (já que os fabricantes demitiram 489.000 pessoas em 2023) e investir em marketing (enquanto as marcas estão a recuar)”. Um dos inquéritos contou com a participação de 245 Parceiros, incluindo MSP, integradores , distribuidores, revendedores, entre outros, provenientes da EMEA, América do Norte, América Latina e Ásia-Pacífico. Relativamente à expectativa do desempenho da rentabilidade das suas empresas em 2024, 26% dos Parceiros preveem um crescimento superior a 10%, enquanto 34% esperam um crescimento entre 1 e 10%. Além disto, 19% dos inquiridos acreditam que a rentabilidade irá manter-se estável ano após ano; no entanto, 10% estimam um declínio de 1-10% e 11% preveem uma queda de mais de 10%. Na segunda investigação da Canalys, quando questionados sobre as previsões do desempenho das suas receitas este ano, 34% de 285 Parceiros inquiridos afirmaram que esperam um crescimento superior a 10%, enquanto 29% projetam um crescimento de 1-10%. No que diz respeito aos lucros, 17% acreditam que estes permanecerão estáveis ano após ano, mas 8% preveem um declínio de 1 a 10% e 11% estimam uma queda de mais de 10%. |