2024-7-19

BIZ

Canalys divulga pesquisa das perceções dos consumidores sobre IA em smartphones

De acordo com uma análise no blog da Canalys, a maioria dos consumidores mostram-se pragmáticos e indiferentes em relação à IA avançada em smartphones

Canalys divulga pesquisa das perceções dos consumidores sobre IA em smartphones

A indústria de smartphones tem sido envolvida com o tema da Inteligência Artificial (IA). Uma análise no blog da Canalys revela que é cada vez mais importante para os fornecedores entender o que os clientes pensam sobre a IA avançada em smartphones. 

Até porque, de acordo com o mesmo artigo, não é suficiente para os fornecedores mostrar inovação e fazer promessas sobre este tema. Os fornecedores devem lançar novos recursos para os consumidores, que aumentem o reconhecimento da marca e, por sua vez, a aderência e a fidelidade do utilizador ao criar oportunidades de upsell.

Em maio de 2024, a Canalys entrevistou 4.952 pessoas na Alemanha, Índia, China continental, México e Estados Unidos sobre as últimas tendências de smartphones. O Índice de Inclinação de IA do Consumidor da Canalys para Smartphones revela que o perfil de consumidores interessados em inteligência artificial em smartphones é influenciado pela localização geográfica – Índia e China mostraram uma inclinação maior.

Além disso, os inquiridos com alta inclinação têm uma intenção de compra fortemente orientada pelos recursos de IA disponíveis. Os mais interessados destacam-se por: utilizar frequentemente mais dispositivos conectados; compra de smartphones premium e high-end; compra para atualizar para um novo telemóvel e não pela necessidade de trocar o antigo. Assim, os fornecedores que oferecem produtos líderes do setor, têm uma boa chance de atrair e reter esses consumidores de alta inclinação, aproveitando as oportunidades de upsell e a disposição dos mesmos para adotar novas tecnologias.

Segundo esta análise, dois em cada três entrevistados mostram pouca ou alguma inclinação para a IA em smartphones, refletindo um segmento de mercado desinteressado onde é que a IA está em uso e, sobretudo, cético quanto ao que pode acrescentar. Neste sentido, estas pessoas são o maior obstáculo dos fornecedores para a adoção de recursos orientados por IA em smartphones.

Dentro deste segmento, os jovens entrevistados não apresentaram a maior inclinação para a tecnologia. 31% dos entrevistados entre 35 e 44 anos demonstraram uma alta ou muito alta inclinação, comparado a apenas 23% dos entrevistados com menos de 25 anos. Fatores como as diferenças de renda disponível, o interesse nos mercados de dispositivos, a forte preferência de marca ou perceções variadas sobre a utilidade dos recursos de IA podem explicar essa tendência.

ARTIGOS RELACIONADOS

Vendas de smartphones através do Canal recuperam no segundo trimestre
BIZ

Vendas de smartphones através do Canal recuperam no segundo trimestre

LER MAIS

Mercado mundial de smartphones cresce 6,5% no segundo trimestre de 2024
BIZ

Mercado mundial de smartphones cresce 6,5% no segundo trimestre de 2024

LER MAIS

Mercado europeu de smartphones cresce no primeiro trimestre
BIZ

Mercado europeu de smartphones cresce no primeiro trimestre

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Mercado de Infrastructure-as-a-Service deverá chegar aos 512 mil milhões
BIZ

Mercado de Infrastructure-as-a-Service deverá chegar aos 512 mil milhões

LER MAIS

Salesforce investe mais de mil milhões de dólares para transição energética
BIZ

Salesforce investe mais de mil milhões de dólares para transição energética

LER MAIS

TP-Link Corporation anuncia reestruturação empresarial
BIZ

TP-Link Corporation anuncia reestruturação empresarial

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 109 JULHO 2024

IT CHANNEL Nº 109 JULHO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.