2024-7-19
De acordo com uma análise no blog da Canalys, a maioria dos consumidores mostram-se pragmáticos e indiferentes em relação à IA avançada em smartphones
A indústria de smartphones tem sido envolvida com o tema da Inteligência Artificial (IA). Uma análise no blog da Canalys revela que é cada vez mais importante para os fornecedores entender o que os clientes pensam sobre a IA avançada em smartphones. Até porque, de acordo com o mesmo artigo, não é suficiente para os fornecedores mostrar inovação e fazer promessas sobre este tema. Os fornecedores devem lançar novos recursos para os consumidores, que aumentem o reconhecimento da marca e, por sua vez, a aderência e a fidelidade do utilizador ao criar oportunidades de upsell. Em maio de 2024, a Canalys entrevistou 4.952 pessoas na Alemanha, Índia, China continental, México e Estados Unidos sobre as últimas tendências de smartphones. O Índice de Inclinação de IA do Consumidor da Canalys para Smartphones revela que o perfil de consumidores interessados em inteligência artificial em smartphones é influenciado pela localização geográfica – Índia e China mostraram uma inclinação maior. Além disso, os inquiridos com alta inclinação têm uma intenção de compra fortemente orientada pelos recursos de IA disponíveis. Os mais interessados destacam-se por: utilizar frequentemente mais dispositivos conectados; compra de smartphones premium e high-end; compra para atualizar para um novo telemóvel e não pela necessidade de trocar o antigo. Assim, os fornecedores que oferecem produtos líderes do setor, têm uma boa chance de atrair e reter esses consumidores de alta inclinação, aproveitando as oportunidades de upsell e a disposição dos mesmos para adotar novas tecnologias. Segundo esta análise, dois em cada três entrevistados mostram pouca ou alguma inclinação para a IA em smartphones, refletindo um segmento de mercado desinteressado onde é que a IA está em uso e, sobretudo, cético quanto ao que pode acrescentar. Neste sentido, estas pessoas são o maior obstáculo dos fornecedores para a adoção de recursos orientados por IA em smartphones. Dentro deste segmento, os jovens entrevistados não apresentaram a maior inclinação para a tecnologia. 31% dos entrevistados entre 35 e 44 anos demonstraram uma alta ou muito alta inclinação, comparado a apenas 23% dos entrevistados com menos de 25 anos. Fatores como as diferenças de renda disponível, o interesse nos mercados de dispositivos, a forte preferência de marca ou perceções variadas sobre a utilidade dos recursos de IA podem explicar essa tendência. |