2025-4-07
A Canalys classificou sete fabricantes como campeões na sua primeira Global Channel Leadership Matrix in 2025, que avalia o desempenho em parcerias no setor de IT
Na primeira edição da Global Channel Leadership Matrix in 2025, a Canalys reuniu as classificações das regiões APAC (Ásia-Pacífico), EMEA (Europa, Médio Oriente e África) e América do Norte e destacou como campeãs empresas como AWS, Dell, HPE, Lenovo, NetApp, Palo Alto Networks e Schneider Electric. Esta matriz avalia o desempenho de 24 fornecedores de IT, com base em vendas globais superiores a 12 mil milhões de dólares, ou entre três e 12 mil milhões de dólares, sendo que, em ambos os casos, mais de 25% ou 50% dessas vendas, respetivamente, foram entregues por meio de Parceiros. O objetivo é identificar os fabricantes que estão a impulsionar o sucesso do ecossistema global de Parceiros em várias tecnologias e regiões. Para atingir esse objetivo, os fabricantes campeões da Canalys destacaram-se por expandirem os investimentos em venda conjunta de Parceiros, capacitação, incentivos, formação e desenvolvimento. Além disso, fortaleceram as suas abordagens de Parceria, alinhando as culturas de vendas internas com modelos liderados por Parceiros, e implementaram programas de incentivo inovadores para reconhecer e recompensar o valor dos Parceiros em todos os ciclos de vida da tecnologia. Também priorizaram estratégias de colaboração, venda conjunta, comarketing e entrega conjunta, além de permitirem mais vias para o mercado através de abordagens mais unificadas para estruturas programáticas. Reconhecidas como campeãs, AWS, Dell, HPE, Lenovo, NetApp, Palo Alto Networks e Schneider Electric tiveram destaque devido ao seu elevado nível de excelência na gestão do Canal, pelo desempenho consistente e pela capacidade de fortalecer o ecossistema de Parceiros através de iniciativas que incluem expansão de vendas conjuntas, incentivos, formação e desenvolvimento de modelos de Parceria mais eficazes. Além dos campeões, a Canalys também classificou outros fornecedores nas categorias de Contenders, Scalers e Foundations. Segundo a análise da Canalys, os Contenders estão a desenvolver as suas estratégias de Parceiros, mas ainda não capitalizaram totalmente as oportunidades. Já os Scalers melhoraram o seu desempenho, enquanto os Foundations estão na fase inicial ou enfrentam dificuldades no desenvolvimento de estratégias de Parceria. O relatório também deixou claro o cenário do Canal em 2025, e destacou tendências como a volatilidade economia, a incerteza geopolítica e a adoção acelerada de tecnologias baseadas em Inteligência Artificial (IA). A cibersegurança mantém-se como uma prioridade, com o aumento na procura por soluções de deteção e resposta geridas (MDR), além de arquiteturas de zero trust. Como avanço da IA e da automação, o Canal de IT está a passar por mudanças significativas. As empresas que investem em ecossistemas de Parceiros qualificados vão estar em melhor posição para aproveitar as oportunidades do mercado. De acordo com a Canalys, a colaboração entre fabricantes e Parceiros será fundamental para enfrentar os desafios e responder às complexidades da transformação digital em 2025. |