No seu relatório do ano fiscal anual, terminado a 29 de outubro, a Broadcom afirmou que espera que a sua “dependência de Parceiros de Canal aumente” após a conclusão da aquisição da VMware a 22 de novembro.
A Broadcom atribuiu o aumento nos negócios de Canal à aquisição da gigante de software VMware por 61 mil milhões de dólares, mas a dependência da fornecedora de chips das vendas indiretas tem vindo a aumentar ao longo dos anos. No ano fiscal de 2023, os distribuidores representaram 57% da receita líquida da empresa – um aumento em comparação com 56% em 2022, 53% em 2021 e 42% em 2020, de acordo com os relatórios anuais anteriores.
Alguns Parceiros pretendem fazer mais com a Broadcom, sendo que, segundo uma investigação da Canalys, 35% dos Parceiros da VMware disseram que a Broadcom “adicionará força” aos seus negócios. No entanto, 17% afirmaram que esperam que os seus negócios com a VMware diminuam após a integração com a Broadcom.
Principais Parceiros da VMware e da Broadcom
A WT Microelectronics, distribuidora de semicondutores com sede em Taiwan, ocupa o primeiro lugar há vários anos, contribuindo com 21% da receita líquida da Broadcom no ano fiscal de 2023. Nos anos anteriores, a WT Microelectronics foi responsável por 13% da receita líquida em 2020, 18% em 2021 e 20% em 2022.
Além disso, as vendas agregadas dos cinco principais clientes da Broadcom representaram cerca de 35% da sua receita líquida, incluindo a Apple, que somou cerca de 20%.
Já relatório do ano fiscal de 2023 da VMware, que terminou a 3 de fevereiro, revelou a relação profunda com o seu ex-proprietário, a Dell. No primeiro semestre de 2023, 38% da receita consolidada da VMware é proveniente de “vários relacionamentos de rota para o mercado” com a Dell. Em certos casos, os fornecedores vendiam uma solução conjunta, sendo que a Dell distribuía produtos VMware para “outros revendedores não Dell” ou comprava produtos VMware para uso interno. Nenhum outro distribuidor representou mais de 10% da receita consolidada da VMware, segundo os lucros trimestrais finais da empresa.
Receita da Broadcom
No seu relatório anual, a Broadcom revelou que a sua receita líquida geral foi de 35,8 mil milhões de dólares no ano fiscal de 2023, em comparação com os 33,2 mil milhões de dólares registados no ano fiscal anterior.
Atualmente, a receita líquida do negócio de semicondutores da Broadcom, correspondente a 28,2 mil milhões de dólares, é superior ao seu negócio de software de infraestrutura, equivalente a 7,6 mil milhões, que contém empresas como a Symantec, a CA Technologies e agora a VMware. A receita líquida de software de infraestrutura cresceu 3% ano após ano, em comparação com o crescimento de 9% de semicondutores.
|