Rui Damião em 2020-2-21
Bizdirect prepara-se para celebrar os seus 20 anos de atividade e conta com mais de cem colaboradores em três cidades portuguesas. A estratégia, explica o CEO João Mira Santiago, foca-se “no crescimento sustentado no mercado nacional e internacional”
Em 2020, a Bizdirect assinala 20 anos de atividade. A empresa, que foi fundada pelo grupo Sonaecom, tinha como foco inicial uma plataforma B2B, um marketplace, que fazia a ponte entre as necessidades dos clientes e a oferta dos fornecedores. Em 2009, dá-se um spin-off da unidade de negócio da plataforma B2B e, desde então, a Bizdirect especializou- se na comercialização de soluções de IT de valor acrescentado suportado pelo conhecimento e pela experiência, tendo como objetivo ser um Parceiro estratégico no mercado internacional de IT. Mais recentemente, em 2016, a Bizdirect começou a trabalhar com os seus clientes e Parceiros para reforçar as suas competências e expertise como Advisory na transformação digital dos processos de negócios dos clientes. Centro de Competências em Viseu“Com o lançamento do Digital Competence Center em Viseu em 2014, a Bizdirect reforça a sua estratégia de desenvolvimento no mercado internacional, através do conhecimento e da experiência da nossa equipa nas competências de Dynamics 365 e plataformas complementares”, explica João Mira Santiago, CEO da Bizdirect. “O nosso posicionamento e expertise em várias tecnologias e linguagens de programação permite-nos ser hoje reconhecidos no mercado como um importante Parceiro para alavancar e garantir o sucesso de adoção de tecnologias nos nossos clientes”. O CEO da Bizdirect refere que “este projeto estratégico desenvolvido em Parceria com o Instituto Politécnico de Viseu, o Município de Viseu, o IEFP de Viseu e outras entidades locais, assume-se de grande importância na aposta que a Bizdirect tem feito na retenção e transformação de talento, bem como na requalificação de competências tecnológicas”. Posicionamento em PortugalAtualmente, a Bizdirect está presente em três localizações: Lisboa, Porto e Viseu. Entre os três locais, a empresa conta com mais de cem colaboradores que pretendem fazer com que seja uma referência de mercado. “O estabelecimento de Parcerias”, sejam eles para o mercado nacional ou internacional, permite à Bizdirect “acompanhar as tendências dos principais fabricantes e acrescentar valor às propostas apresentadas aos clientes”, mostrando-se, assim, um “fator estratégico” para a empresa. Em termos de faturação, a Bizdirect está em crescimento. “No exercício de 2018 tivemos receitas de 60,3 milhões de euros, que se traduziu num aumento de 36% face ao ano anterior. As receitas em serviços registaram um aumento de quase 50% face ao ano transato. Em termos de rentabilidade, cresceu face ao período homólogo do exercício de 2017. Em 2019 os resultados cresceram em todas as linhas de negócio”. Expansão além-fronteirasJoão Mira Santiago partilha que a estratégia de negócio da Bizdirect se foca “no crescimento sustentado no mercado nacional e internacional”. “Em ambas as realidades temos registado um crescimento interessante e este é um caminho que pretendemos seguir”. Para isso, a Bizdirect está “sempre atenta às últimas tendências, tecnologias e necessidades”. “É a responder de forma efetiva às necessidades dos nossos clientes que continuaremos a pautar o crescimento registado nos últimos anos”, diz. O CEO acrescenta que, “atualmente, queremos continuar a crescer e a consolidar a nossa posição de maior Parceiro e equipa de Dynamics 365 (CRM) no mercado nacional, mas também consolidar o nosso posicionamento de serviços cloud apoiando as empresas na gestão e otimização dos seus serviços de cloud”. Principais soluçõesA Bizdirect tem quatro soluções principais no seu portfólio: Digital Data Center, Modern Workplace, Customer Intelligence e Business Process Optimization. A solução de Digital Data Center tem como objetivo “digitalizar a infraestrutura transformando a empresa numa organização moderna, ágil e flexível, garantido a segurança e alta disponibilidade”. Já a área de Modern Workplace pretende, segundo João Mira Santiago, “modernizar o ambiente de trabalho tornando-o mais inteligente, móvel e seguro, eliminando as barreiras de comunicação e de colaboração entre equipas”. Por sua vez, o CEO da Bizdirect explica que a solução de Customer Intelligence tem como objetivo “construir processos de recolha e tratamento de informação sobre os clientes, permitindo tirar insights para uma melhor tomada de decisão, assente no portfólio de soluções e serviços de CRM”. Por fim, Business Process Optimization quer “transformar processos e criar estratégias de eliminação de desperdícios e ineficiências, inibidoras do crescimento das equipas e da organização”. |