2020-3-12
As empresas indicam que, deste exercício, resultou um “conjunto de oportunidades de melhorias que visam tornar os processos mais ágeis”
A Bizdirect foi selecionada pelo Grupo Almedina para redesenhar e otimizar os processos do seu Departamento de Planeamento e Compras (DPC), nomeadamente Encomendas a Fornecedores, Tratamento de Pedidos de Cliente e Devoluções a Fornecedores, com o objetivo de os tornar mais ágeis e eficientes. Para dar resposta às necessidades do Grupo Almedina, a Bizdirect propôs-se a analisar as atividades executadas pelas equipas do Departamento de Planeamento e Compras e, em conjunto com os vários intervenientes no processo, identificar as oportunidades de melhoria que permitissem alcançar o objetivo traçado. O projeto desenvolvido seguiu a abordagem de Business Process Optimization da Bizdirect, que se baseia nos princípios e ferramentas da filosofia Lean, reconhecidas mundialmente pelo seu impacto na eficiência das operações. Esta materializa-se em sessões de mapeamento visual das atividades, presença no terreno do dia-a-dia das equipas e a compreensão das suas dinâmicas de gestão, resultando na enumeração de um conjunto de oportunidades e na definição das respetivas soluções. Esta fase de apreciação terminou com a definição da visão futura dos processos, e a compilação de um roadmap de transformação para alcançar um aumento de performance simultaneamente ambicioso e sustentável. Carolina Santiago, Edition and Production Director do Grupo Edições Almedina partilha que “foi com uma metodologia simples e eficaz, e num ambiente descontraído, mas muito profissional, que a Bizdirect contribuiu de forma fundamental para o redesenho dos processos de compras, tornando-os mais eficientes. O Grupo Almedina acredita que é com processos otimizados, desenhados com as pessoas e alinhados com o seu desígnio que vai conseguir tornar-se numa melhor organização”. Desta forma, a equipa da Almedina conseguiu compreender quais as oportunidades de melhoria existentes nos seus processos, que benefícios conseguirá retirar da sua implementação e quais os passos para os atingir. Paulo Azevedo, Business Process Optimization Lead da Bizdirect comenta que “para a Bizdirect este é um caminho claro na transformação de qualquer organização que quer continuar a ter um serviço de excelência - isto é, a transformação pelos processos, envolvendo as pessoas. O Grupo Almedina partilha da mesma visão, e estamos assim muito satisfeitos que o nosso know-how e experiência em desafios semelhantes, aliados a um compromisso notável com a mudança da própria empresa, tenha contribuído para um diagnóstico de alto sucesso, revelando oportunidades de melhoria muito interessantes”. |