2021-2-16

BIZ

Case Study

Banco CTT aposta na experiência do cliente

O Banco CTT incitou a Fujitsu a apresentar uma solução para a otimização dos seus processos de negócio que envolvem os balcões do Banco e a experiência com o cliente

Banco CTT aposta na experiência do cliente

O Banco CTT desafiou a Fujitsu a desenhar uma solução para a implementação ágil de processos de negócio, oferecendo aos clientes uma experiência de excelência e coerente em cada processo que envolva a deslocação à loja.

Os desafios passavam por:

  • Criar processos de uma forma ágil e standard;
  • Capacidade de tornar os processos fully digital, nativamente;
  • Promover a reutilização de componentes, tornando a criação de processos numa lógica de ligar componentes e não de os desenvolver;
  • Tornar a interação entre Front-Office e Back- -Office rápida e integrada;
  • Ter controlo sobre os processos (quem, onde, quando e como);
  • Capacidade de montar um processo de melhoria contínua sobre os processos de negócio.

A solução

O Banco CTT já era utilizador da ServiceNow na vertente de ITSM. Por isso, a Fujitsu, com o apoio da ServiceNow, sugeriu abordar o desafio com base no módulo da App Engine que permite desenvolver aplicações e implementar processos de negócio tirando partido de todas as funcionalidades base da plataforma.

“A plataforma ServiceNow disponibiliza a agilidade que o Banco necessita, bem como a profundidade de uma plataforma única tanto para IT como para o negócio, que permite ao Banco ter um roadmap de crescimento, sem necessidade de incorporar ferramentas díspares que não comunicam entre si”, explica Antonio Abellán, Country Manager da ServiceNow para Espanha e Portugal que acrescenta que atualmente “o Banco gere no ServiceNow todos os seus processos ITIL mas também aborda a automatização de serviços de negócio na mesma plataforma. Conectando o IT e o negócio com uma visibilidade end-to-end”.

A solução integrada da ServiceNow tem a vantagem de assegurar todo o ciclo de gestão dentro da organização, desde a identificação de um desafio até à implementação da sua solução. Tirando partido das funcionalidades disponibilizadas pela Now Platform.

Em termos de ambientes, a plataforma ServiceNow adapta-se a qualquer mercado vertical, sendo os serviços financeiros uma das suas principais práticas, com uma penetração de clientes muito significativa.

A Fujitsu criou uma framework dedicada para suportar todo o ciclo de implementação dos processos de negócio do banco de forma mais rápida e controlada com grande envolvimento das áreas de negócio. Este modelo potencia a reutilização, padronização e melhoria contínua dos processos aumentando os níveis de autonomia do banco e a sua capacidade para medir eficazmente a performance de cada processo.

Esta é uma solução extremamente dinâmica e naturalmente moldável às necessidades específicas de cada organização.

Para Carlos Rodrigues, Automation & Digitalization, Senior Consultant da Fujitsu Portugal, “existe em Portugal uma procura constante e crescente pela integração de inovação e soluções tecnológicas que permitam agilizar todo o modelo de gestão de processos, promovendo a sua melhoria contínua”.

“Neste cenário, a Fujitsu tem obtido grande sucesso no ecossistema empresarial português, apostando numa abordagem de colaboração e co-criação entre a Fujitsu e o cliente, por forma a identificar o melhor caminho para acelerar a transformação digital dentro de cada organização”, acrescenta.

Os resultados

Nuno Gama, Diretor IT do Banco CTT, acredita que esta solução veio resolver problemas como:

  • Processos com demasiado recurso a papel, sem estarem digitalizados;
  • Interação complexa entre as equipas em cada processo;
  • Processos muita manuais, sem integração com os restantes sistemas
  • Incapacidade de ter informação de gestão sobre os processos;
  • Solução tecnológica atual incapaz de responder, em termos de escala, à dimensão do Banco.

Esta é uma solução em constante evolução porque potencia a melhoria contínua dos processos.

O Banco CTT identificou várias oportunidades na área de operações candidatas a automação recorrendo a esta solução ou até por potencial combinação com tecnologias como Robotic Process Automation, algumas das quais foram já implementadas, com ganhos imediatos.

Como tal, adivinha-se o crescimento da solução para outras áreas da organização.

Recomendado pelos leitores

Mercado de Infrastructure-as-a-Service deverá chegar aos 512 mil milhões
BIZ

Mercado de Infrastructure-as-a-Service deverá chegar aos 512 mil milhões

LER MAIS

Salesforce investe mais de mil milhões de dólares para transição energética
BIZ

Salesforce investe mais de mil milhões de dólares para transição energética

LER MAIS

TP-Link Corporation anuncia reestruturação empresarial
BIZ

TP-Link Corporation anuncia reestruturação empresarial

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 109 JULHO 2024

IT CHANNEL Nº 109 JULHO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.