Rita Sousa e Silva em 2024-6-19

BIZ

Análise

Axis Open Lisboa: Mercado de videovigilância é “uma grande oportunidade para as empresas de IT”

No seu evento Open Lisboa, a Axis Communications revelou detalhes sobre novos produtos, abordou as atuais tendências do mercado de videovigilância e enfatizou a importância de “colaborar e ouvir o Parceiro”

Axis Open Lisboa: Mercado de videovigilância é “uma grande oportunidade para as empresas de IT”

Pedro Alfaro, Regional Manager de Southern Europe da Axis

No seu evento Open Lisboa, a Axis Communications revelou detalhes sobre novos produtos, abordou as atuais tendências do mercado de videovigilância e enfatizou a importância de “colaborar e ouvir o Parceiro”.

O Open Lisboa, organizado pela Axis Communications, decorreu no Convento do Beato, em Lisboa, e dedicou-se à apresentação dos seus novos produtos e das mais recentes tendências no mercado de videovigilância, sem esquecer o papel dos Parceiros na sua estratégia de revenda.

O evento assinalou a celebração do 40.º aniversário da Axis. “Podemos dizer que o Open da Axis faz parte do nosso ADN desde o início”, começou por introduzir Matteo Scomegna, diretor-geral do Sul da Europa da Axis. “Quando entrámos no mercado, mudámos as regras de toda uma indústria”, disse, sublinhando a importância de “colaborar e ouvir o Parceiro”.

Baseando-se em dados da Omdia, Scomegna referiu que, no que respeita a quota de mercado dos principais players do mercado de videovigilância, “mais de 70% do mercado corresponde a dez empresas. É muito importante escolher bem a empresa com a qual querem trabalhar”. Espera-se que o mercado, entre 2022 e 2027, registe um crescimento de 9.2%. No ano passado, o mercado português alcançou 43 milhões de dólares, segundo o diretor-geral do Sul da Europa.

A isto Bruno Azula, Sales Manager Iberia da Axis, acrescentou que “estamos a investir e queremos apoiar o mercado português”, destacando particularmente a contratação de um novo Account Manager, Filipe Oliveira, em 2023, para “apoiar o mercado e os novos Parceiros. Estamos abertos para desenvolver novas soluções e ajudar a implementá-las no setor de segurança”.

Relação “win-win” com Parceiros IT

Em entrevista ao IT Channel, Pedro Alfaro, Regional Manager de Southern Europe da Axis, falou sobre o estado da arte no que respeita ao mercado de videovigilância, desde as tendências à importância dos Parceiros do Canal de IT para a empresa.

Desde a criação das câmaras IP pela Axis, “nos últimos 25 anos, houve uma evolução exponencial do mercado de segurança e de videovigilância derivada da transformação tecnológica do analógico para o digital”, contextualizou. “No início, [a câmara IP] era vista como uma webcam, portanto, não era tomada a sério na área de segurança. Neste momento, praticamente todo o mercado é IP, com muitos benefícios, começando pela qualidade e capacidade analítica da imagem”.

Para os clientes, as câmaras de vigilância são vistas como um meio para “melhorar a segurança, evitar o roubo, evitar o vandalismo, detetar e não esperar para ver o que é que aconteceu, mas ser proativo e até preditivo”, procurando soluções “mais inteligentes e criativas” e integração com outras plataformas. Além disto, estes equipamentos permitem “avaliar padrões” e, “através de analíticas de vídeo, detetar, por exemplo, quando há uma multidão em direção a uma área e avisar as forças de segurança”. Por esta razão, “há uma expectativa de inteligência acrescida na área de segurança que antigamente não existia – dependia sempre do fator humano”, acrescentou.

Entre as tendências no setor, Pedro Alfaro considera que as tecnologias de IA “já ajudam a melhorar a segurança, porque é mais eficiente e deteta melhor se é uma pessoa, um veículo, um animal”; no entanto, é essencial não esquecer a ética e a segurança na sua utilização. “Nós, como fabricantes, no próprio desenvolvimento do produto temos de pensar na cibersegurança, mas também na parte das novas regulamentações da IA”.

Para Pedro Alfaro, a videovigilância é “uma grande oportunidade de mercado para as empresas de IT, porque a segurança cada vez mais tem uma componente IT fundamental”. Trata-se de uma relação “win-win”: por um lado, “nós, fabricantes, desenvolvemos tecnologia, lançamos ideias”; e, por outro, “os integradores podem fornecer esse papel fundamental com o conhecimento de tudo o que é networking, mas também das soluções e os serviços”, visando assim “cumprir com as melhores expectativas dos seus clientes”.

Formar Parcerias de confiança

Para construir a confiança com Parceiros, clientes e o próprio mercado, a Axis procura priorizar “sempre a responsabilidade e o respeito”, disse Alberto Alonso, Solutions Engineer Southern Europe da empresa, enunciando quatro pilares: “respeitar as pessoas”; “cuidar do planeta”; assegurar a “ética em todas as atividades de negócio”; e “assumir a nossa responsabilidade para um mundo mais seguro contra as ameaças cibernéticas”.

Neste sentido, a empresa reconhece a importância da formação, de fornecer ferramentas úteis e de “atuar em conformidade e ajudar os Parceiros a atuar em conformidade”, oferecendo- lhes ainda “vídeo de qualidade”, “metadados precisos” e “dados confiáveis”.

Dois Parceiros – Genetec e Milestone – subiram ao palco para dar a conhecer a sua colaboração estreita com a Axis. Para Elías Calvar, Account Executive Iberia da Genetec, a Parceria tem como principais objetivos a integração nativa em todos os dispositivos Axis, com uma arquitetura aberta, e a segurança unificada.

Calvar destacou as plataformas Genetec Security Center, que oferece módulos como proteção da privacidade, analítica de vídeo e gestão da identidade, ampliados por um portfólio de dispositivos, complementos e plugins, e a recentemente lançada Security Center SaaS, que procura “levar tudo isto ao mundo da cloud”.

Já Jorge García-Nieto Guitar, Channel Business Manager Iberia da Milestone, apresentou a plataforma aberta XProtect, que visa oferecer inovação, escalabilidade, liberdade de escolha e cibersegurança. “Os clientes querem fazer uma compra que dure muitos anos”, afirmou, mencionando “a capacidade que a XProtect tem de se adaptar a qualquer projeto com poucas ou milhares de câmaras”.

Novos produtos Axis chegam ao mercado em 2024

A Axis lançou mais de 150 produtos em 2023. David Needham, EMEA Business Development Manager, e Alexander Schütte, Global Product Manager, subiram ao palco para apresentar os produtos que passarão a integrar o portfólio da empresa em 2024, incluindo câmaras panorâmicas, bullet, body-worn e explosion-protection.

Recomendado pelos leitores

TD Synnex e Ajoomal chegam a acordo para aquisição parte dos ativos
BIZ

TD Synnex e Ajoomal chegam a acordo para aquisição parte dos ativos

LER MAIS

Vendas mundiais de PC através do Canal crescem no terceiro trimestre
BIZ

Vendas mundiais de PC através do Canal crescem no terceiro trimestre

LER MAIS

PHC abre novos escritórios no Porto
BIZ

PHC abre novos escritórios no Porto

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.