2023-7-07

BIZ

Advertorial

As PMEs precisam de priorizar a proteção de dados — e os MSPs podem ajudar

Os ciberataques estão a aumentar rapidamente. O The World Economic Forum reportou que os ataques cibernéticos em todo o mundo aumentaram 125% em 2021. Muitos destes ataques tiveram como alvo grandes empresas e foram notícia de primeira página, como os ataques de ransomware à Colonial Pipeline e à JBS Foods

As PMEs precisam de priorizar a proteção de dados — e os MSPs podem ajudar

Mas os títulos podem ser enganadores. Poucos relatórios se centram nos ciberataques e nas violações de dados que afetam as empresas com menos de 100 trabalhadores. E, no entanto, as PME têm três vezes mais probabilidade de serem atacadas do que as grandes organizações e muito mais probabilidade de sofrer perdas de dados porque não dispõem dos recursos necessários para se defenderem ou para recuperarem de um ataque.

Um estudo global da Arcserve, publicado em junho de 2022, revelou que 35% das empresas atacadas foram confrontadas com pagamentos de resgate superiores a 100 000 dólares e 20% receberam pedidos de 1 milhão a 10 milhões de dólares, uma exigência totalmente inacessível a PME pelos seus recursos limitados.

Mas à medida que mais PMEs tomam conhecimento da crescente ameaça representada pelos ciberataques, mais estão a descobrir os muitos benefícios de contratar um parceiro externo para se protegerem a si próprias e aos seus dados. Eis três formas como os parceiros de canal e os fornecedores de serviços geridos (MSP) ajudam as PME a dar prioridade à proteção de dados e a obter a segurança robusta e acessível de que necessitam.

1: MSPs trazem recursos para a mesa

Existe hoje uma grave escassez de profissionais de cibersegurança no mercado. Em julho foi anunciado um esforço para formar mais colaboradores de segurança cibernética. O governo Biden observou que as empresas dos EUA têm centenas de milhares de cargos de segurança cibernética vagos porque não conseguem encontrar pessoas para preenchê-los. Para as PME, o desafio é especialmente agudo. Elas têm menos dinheiro para atrair especialistas em segurança cibernética e menos oportuniponto dades de carreira para oferecer àqueles que contratam.

Mas as PME têm opções. Uma das soluções mais rápidas e eficazes é com um parceiro externo, particularmente um parceiro MSP que oferece uma equipa que pode trabalhar lado a lado com o pessoal interno das PME. Este parceiro pode preencher lacunas de competências internas específicas e fornecer suporte próximo durante incidentes cibernéticos.

2. Os MSPs criam uma infraestrutura sólida de backup de dados

O problema do ransomware continuará a crescer em gravidade para as PMEs, à medida que elas aproveitam tecnologias como IoT, inteligência artificial e 5G e geram mais dados. Estes dados podem ser comprometidos e sequestrados em ataques de ransomware. Felizmente, os MSPs podem ajudar as PME a implementar estratégias de backup e recuperação de dados e, minimizar esta enorme ameaça.

Por exemplo, ao implementar a solução de backup certa, os MSPs colocam as pequenas empresas numa posição forte para reagir rapidamente a ataques de ransomware e minimizar danos potenciais. Especificamente, os MSPs podem implementar uma solução de armazenamento imutável que tira snapshots instantâneos de dados a cada 90 segundos, criando assim uma série de pontos de recuperação e garantindo que as informações do cliente permaneçam intactas mesmo se o ransomware passar sorrateiramente. De facto, foi assim que o município italiano de Palermo recuperou os seus dados após um recente ataque cibernético.

3: MSPs mantêm a simplicidade

Os bons MSPs simplificam as coisas para os seus clientes. Em vez de lançar termos como RPOs (Recovery Point Objetives, objetivos de oportuniponto de recuperação) e RTOs (Recovery Time Objetives, objetivos de tempo de recuperação) — os MSPs experientes colocam a tónica no impacto que uma perda de dados ou tempo de paragem dos sistemas de uma forma que um proprietário de PME pode entender.

Muitos MSPs começam a perguntar aos seus clientes SMB quais os dados que eles precisam para administrar os seus negócios diariamente. Esta questão é crucial porque nem todos os dados são igualmente valiosos. Uma PME que deseja economizar dinheiro deve entender o que é desnecessário armazenar ou fazer backup de cada bit e byte de dados em sua organização. Os MSPs podem ajudar as PMEs a priorizar os seus dados e entender quais dados eles precisam no caso de um desastre para que a empresa possa permanecer em funcionamento.

Bons MSPs também oferecem recursos de gestão de dados, como hierarquização de dados. A hierarquização de dados é um método pelo qual as empresas podem mover dados usados com menos frequência para níveis de armazenamento ou “camadas” mais baratos. Essa abordagem ajuda uma PME a economizar dinheiro no armazenamento de dados, evitando danos aos seus dados essenciais.

Conclusão final

Num mundo de crescente cibercrime e multiplicação de legiões de hackers, as PMEs finalmente percebem que estão na mira. No entanto, muitos continuam a não investir na proteção de dados, acreditando que é muito caro. Bem, não é. Atualmente, vários parceiros MSP estão a oferecer às PMEs a segurança eficaz e acessível de que precisam para proteger os seus dados e proteger e expandir os seus negócios.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Arcserve

 

TAGS

Arcserve

Recomendado pelos leitores

Fortinet Engage Partner Program “foi projetado para ajudar os Parceiros a expandir os seus negócios”
BIZ

Fortinet Engage Partner Program “foi projetado para ajudar os Parceiros a expandir os seus negócios”

LER MAIS

Cegid nomeia novo Chief Operating Officer
BIZ

Cegid nomeia novo Chief Operating Officer

LER MAIS

Colt lança Microsoft Operator Connect for Resellers
BIZ

Colt lança Microsoft Operator Connect for Resellers

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 109 JULHO 2024

IT CHANNEL Nº 109 JULHO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.