2016-11-04

BIZ

“As empresas que não operam a transformação do negócio desaparecerão do mercado”

A comemorar 20 anos de existência, a Informantem pretende reforçar a sua posição de destaque no mercado de integração de IT pelo elevado nível de qualificação dos seus colaboradores e por prestar serviços constantemente orientados para as necessidades iminentes dos negócios das empresas

“As empresas que não operam a transformação do negócio desaparecerão do mercado”

A Informantem comemora este ano duas décadas de existência. Há 20 anos, a empresa operava com quatro colaboradores. Hoje são duas centenas. Em 2015 o volume de negócio foi de 22,8 milhões de euros e, este ano, a faturação deve situar-se perto dos 25 milhões, perfazendo um crescimento de cerca de 10%.

“A Informantem já é hoje um dos principais integra- dores nacionais. É uma empresa presente em três continentes, com soluções cada vez mais transversais”, indica António Trincheiras, founder e chairman da Informantem S.A. “Queremos ser uma integrador de topo na área das TI, que investe de forma coerente e sustentada e que se diferencia pela sua simplicidade interpessoal. Queremos manter uma estrutura sólida, com colaboradores altamente qualificados, ao serviço do negócio e constantemente orientados para o cliente”.

O core business da Informantem é amplo e diverso: desde a venda e manutenção de equipamentos de IT a serviços e soluções, onde se incluem outsourcing de impressão e gestão documental; business process management/ IT outsourcing e serviços de data center e de infraestrutura. Os dois últimos são uma das maiores apostas do integrador, mas não estão sozinhos: cloud (na vertente IaaS), segurança (risk management e compliance), mobilidade, managed print services (MPS), comunicações unificadas e consultoria são outras das prioridades, pela oportunidade de negócio que representam. A Informantem tem como principais Parceiros a HPE, a HP, a Cisco, a Fujitsu, a Lenovo, a Lexmark, a Microsoft e a Oracle.

Adaptação ao mercado 

Em duas décadas, muito mudou no mercado de IT. “Muitos produtos que antes eramconsiderados potenciais diferenciadores passaram em muitos casos a ser apenas commodities que não aportam valor ao cliente final”, destaca o chairman. “As empresas que não operam a transformação do negócio estão, atualmente, em dificul- dade ou simplesmente desaparecerão do mercado”

A própria Informantem teve de empreender esta mudança, que, segundo António Trincheiras, “não foi fácil”. A empresa transformou as dificuldades em oportunidades de negócio e reconhece que esse foi o “grande segredo”, dado que a evolução para os serviços “aporta um valor significativo às vendas e ainda proporciona receita recorrente, evitando assim os altos e baixos do mercado e garantindo a sustentabi- lidade contínua da empresa”. Sobre as  atuais especificidades do mercado das TI, o fundador da Informantem é categórico: “A constante procura por soluções cada vez mais complexas, por parte dos clientes, obrigam-nos a um esforço contínuo para garantir que estamos preparados para esses desafios”.

Segurança é prioritária para as empresas

A segurança e a proteção da informação estão hoje no topo das preocupações do tecido empresarial português. “A força e a frequência das violações de dados, bem como o aumento da complexidade das ameaças ao longo do tempo, estão a fazer com que as empresas comecem a perceber que os investimentos na proteção do seu perímetro não estão a prevenir corretamente os ataques e as perdas de dados, o que deve exigir uma nova abordagem profissional e com- petente para proteger a informação mais sensível”, sublinha António Trincheiras. A procura por soluções de segurança é, assim, “crescente” e exige, da parte dos Parceiros de IT, novas formas de serviços. “A área das tecnologias de informação parece estar a viver o seu auge. Nunca se falou tanto da sua importância para que os processos sejam executados com segurança, objetividade e visão de futuro, algo que não nos pode espantar, pois vivemos numa sociedade cada vez mais digital”.

Recomendado pelos leitores

Mercado de Infrastructure-as-a-Service deverá chegar aos 512 mil milhões
BIZ

Mercado de Infrastructure-as-a-Service deverá chegar aos 512 mil milhões

LER MAIS

Mercado de data centers deve chegar aos 430 mil milhões de dólares até 2028
BIZ

Mercado de data centers deve chegar aos 430 mil milhões de dólares até 2028

LER MAIS

IBM e Quellia desenvolvem plataforma transparente para o mercado de carbono
BIZ

IBM e Quellia desenvolvem plataforma transparente para o mercado de carbono

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 109 JULHO 2024

IT CHANNEL Nº 109 JULHO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.