Marta Quaresma Ferreira em 2024-12-16
A implementação das soluções Cegid pelo Parceiro PRInformática permitiu à Arcádia resolver desafios práticos da sua operação
(Da esquerda para a direita) Francisco Bastos, Administrador da Árcadia, e Paulo Ribeiro, CEO da PRInformática, Parceiro Cegid
Fundada em 1933, no Porto, a marca de confeitaria Arcádia enfrentava um conjunto de desafios na integração, digitalização e otimização de processos. “Os desafios foram vários e complexos, passando pela centralização da informação, integração dos vários sistemas de informação existentes dos pontos de venda das lojas, vendas online e chão de fábrica”, contextualiza Paulo Ribeiro, CEO da PRInformática, o Parceiro Cegid responsável pela integração das soluções. A escolha da Cegid, refere Francisco Bastos, Administrador da Árcadia, deveu-se à “reputação e capacidade de oferecer soluções ERP f lexíveis e adaptadas” às necessidades do negócio em causa. Implementação da soluçãoA PRInformática procedeu à implementação do software ERP Cegid Primavera. A plataforma PRiSmart, um software desenvolvido pela PRInformática, permitiu integrar a informação gerada nos diversos sistemas e monitorizar os KPI de gestão. “Toda a informação passou a estar online e centralizada numa única plataforma, melhorando a tomada de decisão e resposta em todas as operações legais e fiscais”, refere Francisco Bastos. A implementação das soluções permitiu à Arcádia “resolver diversos desafios práticos”. Algumas melhorias incluem a integração do POS com a contabilidade, que “automatizou e simplificou o processo de fecho financeiro, reduzindo a carga manual e os erros” nas lojas; a conexão da plataforma Shopify com o Cegid Primavera, que resultou na centralização da faturação das vendas online; a integração do módulo de produção do Cegid Primavera, interligado com o Traksys, que “otimiza o fluxo de produção, garantindo que as operações de chão de fábrica estão alinhadas com as necessidades da gestão”; e a integração de EDI nas encomendas a fornecedores e vendas a clientes através do Cegid YET para facilitar a comunicação eletrónica e o processamento de encomendas. Com a digitalização dos processos, acrescenta Francisco Bastos, foi possível reduzir o uso de papel, numa ótica de sustentabilidade e eficiência operacional. A importância dos dados foi tida igualmente em conta, com a criação de uma ferramenta pela PRInformática “que permitirá monitorizar dados do Cegid Primavera em tempo real, proporcionando insights imediatos e apoiando decisões estratégicas”. Na perspetiva de Paulo Ribeiro, da PRI, “o software ERP Cegid Primavera conseguiu dar resposta de uma forma transversal, tendo em conta a tecnologia, extensibilidade, customização e a possibilidade de integrar todos os sistemas com o PRiSmart, permitindo uma gestão global e centralizada do negócio das fábricas, assim como nas dezenas de lojas físicas”. Na visão de Francisco Bastos, os processos em causa – que já decorreram e ainda decorrem -, “têm sido conduzidos de forma estruturada, com o apoio contínuo do Parceiro PRI, garantindo uma transição pouco atribulada”. Melhorias na operação e no negócioSe numa fase anterior à implementação das soluções Cegid os processos eram “mais fragmentados”, recorda Francisco Bastos, o trabalho conjunto da Cegid e da PRInformática levou à centralização e digitalização dos processos, “permitindo à Arcádia um controlo mais rigoroso em tempo real, bem como uma resposta mais rápida e eficiente às exigências do mercado”. Os colaboradores passaram a ter acesso a ferramentas digitais para uma melhor comunicação e gestão dos processos, “otimizando o fluxo de trabalho em toda a organização”. A solução permitiu à Arcádia “dar passos significativos em termos de produtividade, digitalização e desmaterialização de processos”, constata o CEO da PRInformática. “Espera-se uma redução da representatividade dos custos administrativos devido à digitalização e automação dos processos, bem como um planeamento de produção mais eficiente. As melhorias já são visíveis em áreas como a gestão administrativa, armazém e produção, refletindo- se não só nas fábricas, como na operação das lojas”, conclui Francisco Bastos. |