Marta Quaresma Ferreira em 2024-12-16

BIZ

Case Study

Arcádia dá passos significativos na produtividade e digitalização do negócio com ajuda da Cegid e da PRInformática

A implementação das soluções Cegid pelo Parceiro PRInformática permitiu à Arcádia resolver desafios práticos da sua operação

Arcádia dá passos significativos na produtividade e digitalização do negócio com ajuda da Cegid e da PRInformática

(Da esquerda para a direita) Francisco Bastos, Administrador da Árcadia, e Paulo Ribeiro, CEO da PRInformática, Parceiro Cegid

Fundada em 1933, no Porto, a marca de confeitaria Arcádia enfrentava um conjunto de desafios na integração, digitalização e otimização de processos.

“Os desafios foram vários e complexos, passando pela centralização da informação, integração dos vários sistemas de informação existentes dos pontos de venda das lojas, vendas online e chão de fábrica”, contextualiza Paulo Ribeiro, CEO da PRInformática, o Parceiro Cegid responsável pela integração das soluções. A escolha da Cegid, refere Francisco Bastos, Administrador da Árcadia, deveu-se à “reputação e capacidade de oferecer soluções ERP f lexíveis e adaptadas” às necessidades do negócio em causa.

Implementação da solução

A PRInformática procedeu à implementação do software ERP Cegid Primavera. A plataforma PRiSmart, um software desenvolvido pela PRInformática, permitiu integrar a informação gerada nos diversos sistemas e monitorizar os KPI de gestão. “Toda a informação passou a estar online e centralizada numa única plataforma, melhorando a tomada de decisão e resposta em todas as operações legais e fiscais”, refere Francisco Bastos.

A implementação das soluções permitiu à Arcádia “resolver diversos desafios práticos”. Algumas melhorias incluem a integração do POS com a contabilidade, que “automatizou e simplificou o processo de fecho financeiro, reduzindo a carga manual e os erros” nas lojas; a conexão da plataforma Shopify com o Cegid Primavera, que resultou na centralização da faturação das vendas online; a integração do módulo de produção do Cegid Primavera, interligado com o Traksys, que “otimiza o fluxo de produção, garantindo que as operações de chão de fábrica estão alinhadas com as necessidades da gestão”; e a integração de EDI nas encomendas a fornecedores e vendas a clientes através do Cegid YET para facilitar a comunicação eletrónica e o processamento de encomendas.

Com a digitalização dos processos, acrescenta Francisco Bastos, foi possível reduzir o uso de papel, numa ótica de sustentabilidade e eficiência operacional. A importância dos dados foi tida igualmente em conta, com a criação de uma ferramenta pela PRInformática “que permitirá monitorizar dados do Cegid Primavera em tempo real, proporcionando insights imediatos e apoiando decisões estratégicas”.

Na perspetiva de Paulo Ribeiro, da PRI, “o software ERP Cegid Primavera conseguiu dar resposta de uma forma transversal, tendo em conta a tecnologia, extensibilidade, customização e a possibilidade de integrar todos os sistemas com o PRiSmart, permitindo uma gestão global e centralizada do negócio das fábricas, assim como nas dezenas de lojas físicas”.

Na visão de Francisco Bastos, os processos em causa – que já decorreram e ainda decorrem -, “têm sido conduzidos de forma estruturada, com o apoio contínuo do Parceiro PRI, garantindo uma transição pouco atribulada”.

Melhorias na operação e no negócio

Se numa fase anterior à implementação das soluções Cegid os processos eram “mais fragmentados”, recorda Francisco Bastos, o trabalho conjunto da Cegid e da PRInformática levou à centralização e digitalização dos processos, “permitindo à Arcádia um controlo mais rigoroso em tempo real, bem como uma resposta mais rápida e eficiente às exigências do mercado”.

Os colaboradores passaram a ter acesso a ferramentas digitais para uma melhor comunicação e gestão dos processos, “otimizando o fluxo de trabalho em toda a organização”.

A solução permitiu à Arcádia “dar passos significativos em termos de produtividade, digitalização e desmaterialização de processos”, constata o CEO da PRInformática.

“Espera-se uma redução da representatividade dos custos administrativos devido à digitalização e automação dos processos, bem como um planeamento de produção mais eficiente. As melhorias já são visíveis em áreas como a gestão administrativa, armazém e produção, refletindo- se não só nas fábricas, como na operação das lojas”, conclui Francisco Bastos.

Recomendado pelos leitores

Claranet Portugal vai atuar sob a mesma marca após aquisição pela Nos
BIZ

Claranet Portugal vai atuar sob a mesma marca após aquisição pela Nos

LER MAIS

SAP regista crescimento significativo em 2024
BIZ

SAP regista crescimento significativo em 2024

LER MAIS

IBM ultrapassa estimativa de receitas no quarto trimestre
BIZ

IBM ultrapassa estimativa de receitas no quarto trimestre

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 114 FEVEREIRO 2025

IT CHANNEL Nº 114 FEVEREIRO 2025

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.