A prova de que a Apple está a desenvolver um veículo sem condutor veio da troca de correspondência entre a marca e uma conhecida pista de ensaios para automóveis na Califórnia, de acordo com o que foi avançado neste fim-de-semana pelo jornal inglês The Guardian.
Segundo os jornalistas de investigação deste jornal, eles detêm uma cópia de uma correspondência trocada entre o engenheiro-chefe da Apple, Frank Fearon e os responsáveis pela GoMentum Station, uma instalação no norte da Califórnia com dezenas de quilómetros asfaltados e que reproduz uma multiplicidade de ambientes e situações de estradas e ruas, onde marcas como a Honda já realizaram ensaios de automóveis sem condutor.
De acordo com o The Guardian, a Apple questionou a GoMentum sobre detalhes da disponibilidade das instalações: "We would ... like to get an understanding of timing and availability for the space, and how we would need to coordinate around other parties who would be using”.
O que ficamos a saber sobre o projeto da Apple para um automóvel? Na verdade nada, a não ser que o projeto existe e, julga-se, que sob o nome Titan.
A Apple, que tem uma grande reputação de conseguir manter secretos os seus desenvolvimentos, nunca confirmou a existência do projeto Titan, mas existe uma pista anterior sobre a veracidade deste projeto: a Apple contratou especialistas em várias áreas do desenvolvimento de automóveis e essa informação já tinha sido validada no início do ano.
A única afirmação oficial da Apple sobre um projeto automóvel veio no início deste ano, por um pequeno comentário de Jeff Williams, um dos vice-presidentes da Apple, ao afirmar que um automóvel é “the ultimate mobile device".
Mas o que pode estar mesmo a acontecer no alegado projecto Titan é algo que não se sabe, mas que pode tomar dois caminhos, ou a Apple tenciona produzir mesmo um automóvel próprio, ou a Apple vai aliar-se a um fabricante tradicional e levar a tecnologia de self-driving mais além do que a Honda já conseguiu, o fabricante que neste momento parece estar mais perto de uma solução comercializável.
Seja qual for o caminho escolhido pela Maçã de Cupertino, parece certo que existe mesmo um projeto Titan, e o teor da correspondência entre a Apple e a GoMentum acabou por ser confirmado pela administração daquelas instalações de testes.
Agora, toda a indústria automóvel está de “antenas no ar” e levam muito a sério uma possível ameaça vinda de um fabricante de computadores. A prova é que o patrão da FIAT, Sergio Marchionne, já se tinha referido a um eventual projeto automóvel Apple como algo que poderia ser "muito disruptivo na indústria." |