2021-10-28

BIZ

Apoio remoto impulsiona adoção de novas tecnologias

Número de empresas a priorizar o investimento em tecnologias de apoio e assistência remota aumentou mais de 20% em três anos, indica um estudo recente

Apoio remoto impulsiona adoção de novas tecnologias

Prestar melhor apoio ao cliente e integrar adequadamente as tecnologias certas para a otimização dos negócios são duas preocupações com que as empresas há muito se deparam. A Dynabook elencou as principais vantagens do investimento em tecnologias que permitam às organizações responder às exigências crescentes do mercado.

O apoio remoto tem-se tornado mais e mais importante, sobretudo devido à pandemia e às restrições de deslocação que esta trouxe. De facto, de acordo com um estudo da Dynabook, mais de metade (51%) das empresas inquiridas acerca das suas expectativas de investimento indicaram como prioridade o apoio e assistência remotos – em 2018, estes parâmetros eram priorizados por apenas 29% das organizações. Estas alterações contribuem, naturalmente, para a generalização de tecnologias inovadoras, como é o caso da Realidade Assistida (AR).

Os benefícios destes novos dispositivos para prestadores de serviços e clientes são claros. Os primeiros podem garantir um maior nível de apoio, enquanto os segundos podem contar com um serviço mais satisfatório e eficiente, ao mesmo tempo que poupam nas deslocações. As soluções de AR, em particular, proporcionam inúmeras vantagens em certas situações, tais como:

  • Formação: a organização pode criar workflows para smart glasses de Realidade Assistida que permitam que os formandos possam trabalhar e aprender sem necessitarem obrigatoriamente da presença física do formador. O mesmo se aplica aos processos de introdução de novos membros às equipas ou à formação especializada para trabalhadores seniores;
  • Manutenção TI: no caso de um problema de manutenção, um especialista pode dar indicações remotamente a um operador da empresa. Através de óculos de Realidade Assistida, o assistente tem acesso ao campo de visão do trabalhador que está em campo, permitindo o apoio em tempo real;
  • Engenharia mecânica: para além da manutenção, a tecnologia de Realidade Assistida, e os dynaEdge da Dynabook em particular, podem desempenhar um papel crucial na entrega e instalação de máquinas. Empresas internacionais, por exemplo, trabalham com colaboradores experientes, mas que não são especialistas designados. Com o auxílio destes recursos, potenciais problemas com os aparelhos podem ser resolvidos na hora com profissionais especializados. A utilização de smart glasses AR poupa custos e tempo de viagem.

Apesar dos imensos desenvolvimentos nos últimos anos, a manutenção e apoio remoto são duas áreas ainda em crescimento. Um número crescente de empresas está a recorrer a soluções de Realidade Assistida para enfrentar os desafios de um mercado em rápida evolução e para se preparar para o futuro do trabalho híbrido. Além disso, a escassez de trabalhadores qualificados e as crescentes exigências dos clientes, bem como os produtos cada vez mais complexos, obrigam as empresas a agilizar os seus processos.

Recomendado pelos leitores

Estudo revela que apenas 17% das empresas portuguesas utilizam IA
BIZ

Estudo revela que apenas 17% das empresas portuguesas utilizam IA

LER MAIS

Quase metade dos colaboradores recorre a IA generativa para adquirir novas habilidades
BIZ

Quase metade dos colaboradores recorre a IA generativa para adquirir novas habilidades

LER MAIS

HP nomeia novo diretor geral de soluções de impressão para Portugal e Espanha
BIZ

HP nomeia novo diretor geral de soluções de impressão para Portugal e Espanha

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.