2016-4-01

BIZ

Apesar de parcialmente excluída no ocidente, os lucros da Huawei sobem mais de 30 por cento em 2015

O gigante chinês de tecnologia Huawei apresentou os resultados de 2015 com uma subida de 33% face ao homólogo, impulsionado pela procura nos seus smartphones e outros dispositivos. No entanto na vertente de infraestruturas, o fabricante continua excluído em vários países.

Apesar de parcialmente excluída no ocidente, os lucros da Huawei sobem mais de 30 por cento em 2015

 

O lucro líquido da Huawei em 2015 foi de $USD 5.7 billions ( 5 mil milhões de euros) de acordo com a empresa, um aumento de 33% relativamente a 2014.

As fortes vendas na China e na Europa Ocidental têm levado os negócios da área de smartphones da Huawei a crescer rapidamente.

Com uma oferta baseada em preços muito competitivos, a Huawei é um dos maiores vendors mundiais de smartphones, logo atrás da Samsung e da Apple.

A empresa também é um dos maiores fabricantes de infraestrutura de redes de telecomunicações do mundo, embora existam limitações de natureza política à adoção da sua tecnologia em muitos países ocidentais por receios relacionados com o acesso da China ao “core” da informação ocidental.

Os Estados Unidos são um dos países onde a proibição é clara e tem força de lei, mas muitos outros países ocidentais acabam por não considerar a adoção da tecnologia da Huawei  para operadores de Telecom usando saídas politicamente mais “diplomáticas” mas igualmente eficazes para afastar o fabricante dos dados potêncialmente críticos.

É publicamente conhecida a desconfiança do governo americano relativamente aos sistemas de telecomunicações chineses, que incluiu em dado momento a recomendação para que representantes diplomáticos e funcionários de multinacionais americanas deixassem os seus smartphones em casa e levassem consigo telemóveis básicos nas suas viagens à China.

No entanto, mesmo nos Estados Unidos, a empresa está agora autorizada a comercializar produtos para consumidores, incluindo dispositivos móveis.

De acordo com os resultados agora apresentados, as três divisões de negócio faturaram globalmente $USD 60.8 billions ( 53 mil milhões de euros )  em todo o mundo, um aumento de 37 por cento face ao ano anterior.

O grande destaque neste período foi a receita divisão de consumo, que aumentou 73 por cento face ao ano anterior.

De acordo com a empresa o sucesso deve-se a "produtos de alta qualidade que proporcionam uma experiência  premium ao consumidor, bem como a crescente influência da Huawei como uma marca de consumo."

Na verdade, a Huawei tem conseguido colocar no mercado produtos numa faixa de preço imediatamente abaixo da Samsung e Apple com caraterísticas e design apelativos.

Recomendado pelos leitores

Quase metade dos colaboradores recorre a IA generativa para adquirir novas habilidades
BIZ

Quase metade dos colaboradores recorre a IA generativa para adquirir novas habilidades

LER MAIS

HP nomeia novo diretor geral de soluções de impressão para Portugal e Espanha
BIZ

HP nomeia novo diretor geral de soluções de impressão para Portugal e Espanha

LER MAIS

CEO portugueses estão menos confiantes no crescimento da economia
BIZ

CEO portugueses estão menos confiantes no crescimento da economia

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.