2016-4-01
O gigante chinês de tecnologia Huawei apresentou os resultados de 2015 com uma subida de 33% face ao homólogo, impulsionado pela procura nos seus smartphones e outros dispositivos. No entanto na vertente de infraestruturas, o fabricante continua excluído em vários países.
O lucro líquido da Huawei em 2015 foi de $USD 5.7 billions ( 5 mil milhões de euros) de acordo com a empresa, um aumento de 33% relativamente a 2014. As fortes vendas na China e na Europa Ocidental têm levado os negócios da área de smartphones da Huawei a crescer rapidamente. Com uma oferta baseada em preços muito competitivos, a Huawei é um dos maiores vendors mundiais de smartphones, logo atrás da Samsung e da Apple. A empresa também é um dos maiores fabricantes de infraestrutura de redes de telecomunicações do mundo, embora existam limitações de natureza política à adoção da sua tecnologia em muitos países ocidentais por receios relacionados com o acesso da China ao “core” da informação ocidental. Os Estados Unidos são um dos países onde a proibição é clara e tem força de lei, mas muitos outros países ocidentais acabam por não considerar a adoção da tecnologia da Huawei para operadores de Telecom usando saídas politicamente mais “diplomáticas” mas igualmente eficazes para afastar o fabricante dos dados potêncialmente críticos. É publicamente conhecida a desconfiança do governo americano relativamente aos sistemas de telecomunicações chineses, que incluiu em dado momento a recomendação para que representantes diplomáticos e funcionários de multinacionais americanas deixassem os seus smartphones em casa e levassem consigo telemóveis básicos nas suas viagens à China. No entanto, mesmo nos Estados Unidos, a empresa está agora autorizada a comercializar produtos para consumidores, incluindo dispositivos móveis. De acordo com os resultados agora apresentados, as três divisões de negócio faturaram globalmente $USD 60.8 billions ( 53 mil milhões de euros ) em todo o mundo, um aumento de 37 por cento face ao ano anterior. O grande destaque neste período foi a receita divisão de consumo, que aumentou 73 por cento face ao ano anterior. De acordo com a empresa o sucesso deve-se a "produtos de alta qualidade que proporcionam uma experiência premium ao consumidor, bem como a crescente influência da Huawei como uma marca de consumo." Na verdade, a Huawei tem conseguido colocar no mercado produtos numa faixa de preço imediatamente abaixo da Samsung e Apple com caraterísticas e design apelativos. |