Apesar dos cerca de 79,920 milhões de PCs vendidos em todo o mundo, a actividade caiu pelo sexto trimestre consecutivo; no entanto, a contracção já passou dos dois dígitos negativos para apenas um em algumas regiões.
A queda está especialmente relacionada com o mercado dos portáteis onde os tablet constituem cada vez mais uma alternativa, por outro lados o mercado do tradicional desktop mostra uma surpreendente resiliência, e nos Estados Unidos os dados tem vindo a mostrar alguma recuperação motivada pelos mercados empresariáis e de educação.
Com uma procura que se manteve fraca no início do trimestre, as vendas foram muito fortes na parte final e as encomendas estiveram em alta para a época natalícia. A migração do Windows XP para o Windows 7 também contribuiu para o aumento dos negócios. No contexto do mercado mundial, o desempenho foi bastante heterogéneo, com os Estados Unidos e o Japão em crescimento positivo e algumas outras regiões chave com uma contracção de dois dígitos. No geral, o segmento Empresarial comportou-se bastante melhor que o de Consumo. A influência deste sector foi muito maior que o pre visto, com vendas bem distribuídas entre desktops e portáteis.
A Lenovo conservou a posição de liderança. No entanto, foi fortemente “contestada” pela HP, que aumentou a quota e chegou muito perto da concorrente. Gigantes como a Lenovo, HP e Dell, apresentaram um forte desempenho. As reestruturações internas e o alinhamento com os parceiros de canal podem ter sido os responsáveis pelo desencadear da melhoria.
Na Europa, o segmento doméstico contribuiu para o cenário de contracção, com uma queda de 22,1 %. Entre os fornecedores, a Lenovo continuou a superar a concorrência no mercado de PCs, com mais de 13 % de crescimento em vendas unitárias.
Com 14,1 milhões de unidades, o fabri cante chinês lidera o mercado global de
PCs. A HP cresceu de 16,4 por cento no trimestre anterior para 17,5 por cento no último trimestre de 2013. Embora as remessas tenham diminuído para a América Latina, nos EUA e EMEA (Europe, Middle East, Africa) o negócio estabilizou um pouco, depois de um declínio significativo nos últimos trimestres de 2013.
Mesmo a Dell está mais forte com uma fatia do mercado de mais 1,2 % quando em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior. A empresa conseguiu passar as 9,5 milhões de unidades vendidas num trimestre pela primeira vez em mais de um ano. Um cenário que parece indicar que os principais fornecedores estão a superar questões como reestruturações internas, reorganização e os desafios do mercado global. |