Marta Quaresma Ferreira em 2024-5-21

BIZ

Parceiro do Mês

“A qualidade de serviço é a nossa maior prioridade, enquanto evoluímos a oferta de forma estruturada”

A IDW registou um crescimento de mais de 50% de 2022 para 2023. A maior parte dos clientes tem na cibersegurança a sua maior preocupação

“A qualidade de serviço é a nossa maior prioridade, enquanto evoluímos a oferta de forma estruturada”

A IDW posiciona-se no mercado como um integrador de valor acrescentado para os Parceiros, com apoio ao nível de consultoria, desenho de solução, gestão diária, implementação e suporte.

Decorria o ano de 2002 quando foi fundada no seu formato atual, inicialmente como um integrador de sistemas críticos, principalmente com a plataforma UNIX da Sun Microsystems. Sempre com uma vertente de segurança, em 2004 é criada uma Unidade de Negócio de Segurança, com o estabelecimento de Parcerias e diversificação de competências.

Em 2018 a empresa cria uma Unidade de Negócio de Serviços Especializados para trabalhar a nível das áreas de colocação de recursos, em colaboração com as áreas de projeto da IDW. Um ano depois, a organização apostou numa área de Serviços Geridos, que ajudou a complementar a oferta da IDW com a gestão das soluções, e em 2021 foi inaugurado o escritório do Porto. No final de 2023 a empresa contava com 99 colaboradores no quadro.

“Somos um integrador com muito tempo de mercado e em quem os clientes confiam infraestruturas de elevada criticidade, portanto, a qualidade de serviço é a nossa maior prioridade, enquanto evoluímos a oferta de forma estruturada para permitir a qualificação dos nossos profissionais”, explica a organização.

Evolução do negócio

Depois de ter registado um volume de negócios de 13,6 milhões de euros em 2021, a IDW reportou um crescimento de 21% em 2022 para 16,5 milhões de euros. De 2022 para 2023, a empresa cresceu 58%, o que se refletiu em 26,2 milhões de euros de volume de negócio. No triénio de 21-23, a IDW alcançou um crescimento de 92%.

A organização considera que o ambiente de negócios em Portugal é “desafiante” devido ao “número elevado de concorrentes que resulta, naturalmente, em margens bastante reduzidas”. Esta realidade, refere a IDW, leva a uma maior eficiência nos processos “para garantir a viabilidade e crescimento de empresas da nossa tipologia”. Contudo, a empresa tem procurado superar “de forma consistente estas dificuldades, próprias do nosso mercado”, apresentando um crescimento consistente.

Parceiros e soluções mais procuradas por clientes

A IDW conta com cerca de 50 Parceiros, com soluções e Parcerias com outras empresas com trabalhos específicos enquadrados em projetos da empresa. Ainda que o grupo de Parcerias estratégicas seja mais alargado, a Oracle, a Check Point, a Red Hat e a Fortinet destacam-se ao nível de volume de negócio. 

“Estamos constantemente à procura de novos Parceiros que complementem a nossa oferta e permitam endereçar as necessidades dos nossos clientes”, revela a organização.

A cibersegurança é considerada a maior preocupação entre os clientes, ainda que nem sempre esteja em causa a implementação de soluções tradicionais de cibersegurança, como constata a IDW: “soluções como backup e replicação, consultoria de processos e plataformas de ITSM juntam-se às soluções de proteção de perímetro, endpoint, autenticação forte e DLP (entre outras). A maior parte dos projetos passa pela implementação deste tipo de soluções, de forma integrada, e envolvendo as nossas áreas de data center e segurança”.

O trabalho desenvolvido pela IDW acontece nos mais variados verticais dos setores privado e público, com ênfase para os setores financeiros, de energia e administração pública central.

“Estamos constantemente a analisar a forma de crescermos a nossa oferta de uma forma que faça sentido e estruturada, avaliando novas Parcerias e novas áreas de negócio paralelas às atuais. O principal é ouvir os nossos clientes para perceber o que procuram e, assim, melhor posicionar a nossa oferta para poder endereçar essas necessidades”, conclui a organização.

Recomendado pelos leitores

CEO portugueses estão menos confiantes no crescimento da economia
BIZ

CEO portugueses estão menos confiantes no crescimento da economia

LER MAIS

Sophos nomeia novo Chief Revenue Officer
BIZ

Sophos nomeia novo Chief Revenue Officer

LER MAIS

IBM introduz portfólio para Microsoft Azure
BIZ

IBM introduz portfólio para Microsoft Azure

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.