Camila Vidal em 2019-12-16

BIZ

O IT Channel foi Media Partner do Infor Costumer Day 2019

“A nova Infor” foi apresentada em Coimbra. Os Parceiros são protagonistas da estratégia

O Infor Costumer Day Portugal 2019 aconteceu em Coimbra, no passado dia 21 de outubro. Entre novidades e atualizações de serviços, a aposta em Portugal é levada a sério pela empresa, e as Parcerias em território nacional mais valorizadas do que nunca. Trata-se da “nova Infor”, afirma José Velázquez, Managing Director Iberia

“A nova Infor” foi apresentada em Coimbra. Os Parceiros são protagonistas da estratégia

O dia tradicionalmente dedicado aos clientes – ou não se chamasse Costumer Day -, organizado pela Infor anualmente, incluiu desta vez também os Parceiros como protagonistas, que puderam mostrar o seu portfólio de soluções numa área de exposição dedicada, e que mereceram menção por parte dos responsáveis da Infor. O fortalecimento do Canal, mais do que nunca, é uma aposta em território nacional.

O "negócio da produtividade" cresceu por aquisições

Laurent Jacquemain, VP Sales Southern Europe da Infor, começou por explicar que a Infor se pauta pelo “negócio da produtividade”. E isto traduz-se, na prática, em ações como ser possível “implementar um ERP em menos de seis meses”.

A presença em 120 países, os 68 mil clientes e o “grande crescimento na ida para a cloud” - 60% crescimento do SaaS de 2018 para 2019 – criou a possibilidade de se fidelizarem mais 500 novos clientes este ano. Mas ainda não chega: “no futuro vamos acrescentar mais algoritmos e ciência aos nossos suites”, referiu Laurent Jacquemain, que lembrou igualmente que a Infor “não entrega produtos que sirvam a todas as empresas”, adaptando- se à especificidade das indústrias em que opera. Paulo Rosa, Senior Account Manager da empresa e responsável pela operação em Portugal, justifica que “a Infor cresceu muito por aquisições”. Trata-se de um crescimento inorgânico no que toca à aquisição de novos clientes, mas que, esclarece José Velazquez, Managing Director Iberia, “é orgânico” no que toca ao crescimento da cloud e SaaS.

José Velazquez assinala que a Infor tomou “a decisão de apostar em Portugal para fazer crescer o negócio” e a aposta é vencedora, garante. Na estratégia ibérica há três áreas de foco principais, refere: cloud suites, produtos edge e ecossistema. Se “o mercado ibérico não conhece imediatamente a Infor” e a Península Ibérica ainda está a adaptar-se à presença da empresa, Velazquez clarifica, contudo, que “Portugal é mais corajoso” a assumir a transição e a abraçar a inovação do que Espanha.

Para este ecossistema muito contribuem os Parceiros que, para Paulo Rosa, capacitam a Infor em termos de “crescimento e entendimento da realidade local”. É importante que os “clientes saibam com quem podem contar” e a estratégia em Portugal valoriza hoje, mais do que nunca, o Canal, não estando a empresa em busca de negócios diretos, e reconhecendo que não existe capacidade para chegar a todos os verticais em que operam sem a ajuda dos Parceiros.

Porquê a Infor?

O caminho para a cloud não é o caminho da Infor, é o caminho do mercado”, assinalou Paulo Rosa. Se em Portugal existe “a mentalidade de que ter o servidor debaixo da secretária” é mais seguro, o responsável garante que “com a Amazon [Web Services] está mais”. A AWS é, de resto, a Parceira que garante a segurança da cloud e respetivos serviços da Infor neste contexto. Também, refere, os “custos garantidamente inferiores” numa perspetiva “de cinco a dez anos” são outros benefícios a ter em conta. Além do custo, os processos de implementação da Infor, segundo Ana Roque, Project Manager, Professional Services, “reduzem bastante o risco porque são processos standard, automatizados (...), conferem um resultado previsível”. À implementação tradicional junta-se a novidade dos implementation accellerators, já existindo 22, divididos por indústria, que prometem implementação “bastante mais curta e custos reduzidos” – estes aceleradores são dirigidos às empresas com maior capacidade de otimização e Paulo Rosa acrescenta que se trata de uma solução “pré-configurada”, que inclui “o ERP e mais algumas edge solutions”.

O fator mais diferenciador dentro dos serviços que a Infor oferece – assinalado por Paulo Rosa e por José Velazquez – resume-se numa palavra: multitenant. Esta arquitetura é encarada como uma vantagem em termos de capacidade de massificação de resposta, e correções e melhorias mais frequentes são garantidas. “A Infor quer ser a primeira empresa do mundo com Software-as-a-Service Multitenant Cloud com sistemas tecnológicos nativos para esse modelo”, explica Paulo Rosa, que assume que em Portugal a Infor já começou contratos de SaaS Multitenant.

José Velazquez acrescenta a importância de o “retorno do investimento” ser mais rápido do que com outras empresas, as “aplicações de implementação rápida”, e ainda as “alianças fortes” são apresentadas simultaneamente como vantagem e objetivo de continuidade.

 

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