Diana Ribeiro Santos em 2022-7-19

BIZ

Parceiro do Mês

“A IT Center posiciona-se como o Parceiro que soluciona os maiores desafios de IT que as grandes empresas enfrentam no mundo digital”

A estratégia da IT Center centra-se em quatro eixos principais: criação de valor para todo o seu ecossistema, aposta na excelência operacional, foco na cultura e nas pessoas, e desenvolvimento sustentável da organização

“A IT Center posiciona-se como o Parceiro que soluciona os maiores desafios de IT que as grandes empresas enfrentam no mundo digital”

Criada em 2003, a IT Center estava focada inicialmente em serviços de desenvolvimento e integração, com base em tecnologias open source. Nos primeiros anos, especializou-se em soluções VoIP para o mercado empresarial e setor da educação, nomeadamente, para universidades e institutos politécnicos.

Em 2012, a empresa desenvolveu uma solução de comunicações em grande escala para um cliente no setor das telecomunicações. O sucesso deste projeto alavancou a notoriedade da IT Center e fomentou outras oportunidades e, desde então, a empresa aprofundou a sua expertise neste setor da indústria.

Em 2015, a ITCenter iniciou a diversificação da oferta e reforçou as suas equipas, passando a ter serviços de Suporte & Manutenção, Infraestruturas, Redes e Comunicações, Segurança e Value-Added Reselling. Em 2017, deu-se o processo de internacionalização, com início de atividade nos Estados Unidos e, no ano seguinte, em França.

Neste momento, a IT Center totaliza 185 colaboradores nas três geografias onde opera, e conta ultrapassar a meta dos 300 colaboradores ainda este ano.

Têm sido desenvolvidas diversas ações para fazer face às necessidades de contratação como o investimento em regiões descentralizadas, a adoção de regime de trabalho remoto e híbrido, e a criação da IT Center Academy, na qual vão integrar 60 formandos este ano.

Posicionamento

“Nestes últimos dois anos, Portugal consolidou a sua posição como centro de competências de IT (nearshore e offshore), com recursos altamente especializados que prestam serviços à escala mundial. A pandemia impulsionou o trabalho remoto e a flexibilidade dos clientes para a realidade de ter equipas e serviços remotos”, refere o CEO da IT Center, Sérgio Castro.

Na sua perspetiva, este é um setor que se destaca pelo seu crescimento vertiginoso, com muitas oportunidades de negócio nas mais diversas áreas. Por outro lado, um dos principais desafios desta área, atualmente, é a enorme escassez de recursos, que se acentuou ainda mais com o novo paradigma do mercado de trabalho e o recrutamento realizado à escala global pelas empresas nacionais e multinacionais.

“A IT Center posiciona-se como Parceiro que soluciona os maiores desafios de IT que as grandes empresas enfrentam no mundo digital”, afirma ainda. Diferencia-se, principalmente no setor das Telecomunicações, por ser uma empresa integradora multivendor, e pela sua equipa multidisciplinar com know-how em cloud infrastructure, network, security, IT operation & maintenance.

As soluções mais procuradas pelos seus clientes prendem-se com as áreas de network e segurança, desenvolvimento de projetos de engenharia para a rede core, serviços de operação e automação da operação, e suporte multivendor.

Os Parceiros

A IT Center colabora com mais de 50 Parceiros tecnológicos. Atualmente, os principais Parceiros são: Cisco, Check Point, Dell EMC, Fortinet, HPE, IBM, Netscout, Nokia, Red Hat, Resolve, VMWare, entre outros.

A IT Center está sempre disponível para estabelecer novas Parcerias, nomeadamente com empresas focadas em 5G, automação, cloud, storage com proteção de dados, blockchain e cibersegurança.

Evolução do negócio e estratégia de expansão

Para o presente ano, a IT Center pretende dar continuidade ao investimento nos seus principais mercados: Portugal, França e Estados Unidos da América. Em simultâneo, a empresa está a explorar outras geografias, como o Reino Unido e a Alemanha, assim como novos segmentos de clientes.

Têm como objetivo consolidar a sua oferta com soluções que respondam aos atuais desafios dos clientes nos âmbitos da automação, evolução para a rede 5G, cibersegurança, cloud, transformação digital e business continuity.

A sua estratégia centra-se em quatro eixos principais: criação de valor para todo o seu ecossistema, aposta na excelência operacional, foco na cultura e nas pessoas, e desenvolvimento sustentável da organização.

Em 2021, o volume de negócios registado foi 40% superior ao do ano anterior. Esta trajetória de crescimento deverá observar-se também em 2022.

Recomendado pelos leitores

Fortinet Engage Partner Program “foi projetado para ajudar os Parceiros a expandir os seus negócios”
BIZ

Fortinet Engage Partner Program “foi projetado para ajudar os Parceiros a expandir os seus negócios”

LER MAIS

Mercado de Infrastructure-as-a-Service deverá chegar aos 512 mil milhões
BIZ

Mercado de Infrastructure-as-a-Service deverá chegar aos 512 mil milhões

LER MAIS

Colt lança Microsoft Operator Connect for Resellers
BIZ

Colt lança Microsoft Operator Connect for Resellers

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 109 JULHO 2024

IT CHANNEL Nº 109 JULHO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.