2017-5-05
Saber comunicar com uma equipa comercial é uma ferramenta essencial para alcançar a produtividade e manter fortes relações de trabalho em todos os níveis de uma organização
Uma boa comunicação entre todos os colaboradores de uma empresa é fundamental para o crescimento do negócio, mas é uma questão que ganha particular importância quando falamos de equipas comerciais. Ao contrário do que muitas empresas e colaboradores possam pensar, a comunicação vai muito além de dizer algo ou dar voz a uma ideia, mas sim, de fazer com que o outro lado compreenda aquilo que realmente queremos transmitir, sem que haja ruídos e falhas neste processo. Quando há uma boa comunicação entre os membros de uma equipa comercial há também um melhor relacionamento e uma melhor interação de todo o grupo de trabalho. Assim sendo, ideias, opiniões, sugestões e teorias são partilhadas e, desse modo, podem ser melhoradas e colocadas em prática, quando necessário. A comunicação é, na verdade, o segredo para se ter uma equipa alinhada e motivada. Tudo isso é essencial para conquistar bons resultados em vendas. Deixar a equipa comercial participar no processo de decisão faz com que esta se sinta parte do projeto. Os gestores que investem tempo e energia na comunicação com a sua equipa comercial irão rapidamente construir níveis de confiança entre os funcionários, levando a aumentos de produtividade, produção e moral em geral. Por outro lado, uma má comunicação no local de trabalho conduzirá inevitavelmente a uma equipa desmotivada, que pode começar a questionar a sua própria confiança nas suas capacidades e, inevitavelmente, na organização. Delegar com eficiência Uma boa comunicação com a equipa comercial é indispensável na hora de delegar tarefas. Mesmo que o gestor saiba com clareza os objetivos que quer alcançar num projeto e como pretende fazê-lo, de nada servirá se não souber transmitir essa informação aos colaboradores. No segmento das TI, os líderes comerciais de sucesso têm de saber descrever bem o que desejam e como cada pedido se relaciona com os objetivos e a estratégia da organização. Só assim a equipa saberá se está a seguir na direção certa, evitando refazer tarefas e estar sujeita a atrasos frequentes. Desenvolver relacionamentos Quando o gestor investe na comunicação com a equipa, conseguirá estabelecer conversações mais relevantes com seus comerciais e fazê-los sentir-se valorizados. Dessa forma, conseguirá obter informações mais úteis sobre cada membro de sua equipa, percebendo com mais facilidade se as pessoas estão dedicadas às tarefas adequadas ao seu perfil. Não esquecer que a comunicação para a construção de relacionamentos também exige aquelas conversas mais leves e informais nos intervalos: muitos gestores de TI limitam-se às reuniões técnicas e relacionadas com projetos, perdendo oportunidades importantes de conhecer melhor os seus colaboradores para melhorar os resultados. Inspirar confiança Quando as pessoas percebem que o líder não é capaz de comunicar bem — não só com a equipa do projeto, mas também com clientes, parceiros ou fornecedores — a confiança corre um sério risco de ser afetada. Saber articular as informações, usar a linguagem corporal e estabelecer contacto visual com os interlocutores demonstra confiança por parte do gestor e garante que este conquistará o respeito e o envolvimento das pessoas nas suas decisões, tanto dentro como fora da organização. Feedback valioso Engana-se quem pensa que comunicar bem é apenas saber falar. Na verdade, grande parte do processo de comunicação reside em saber ouvir. Se possui a capacidade de ouvir com atenção os seus interlocutores, certamente conseguirá obter um feedback mais frequente e relevante por parte da equipa durante o projeto — não apenas sobre os resultados em si, mas também sobre o seu próprio desempenho enquanto gestor. Estas informações servem para implementar melhorias nos processos e projetos, garantindo uma aprendizagem que maximiza as hipóteses de sucesso da equipa no futuro. Nos últimos anos, os avanços na tecnologia da informação vieram revolucionar a forma como as pessoas trabalham e se relacionam no dia-a-dia nas empresas. Mas se as oportunidades são praticamente infinitas neste novo cenário, os ruídos de comunicação também podem ser inúmeros. Como tal, os líderes de sucesso devem procurar constantemente melhorar a comunicação com as suas equipas para garantirem que os conhecimentos e capacidades de cada elemento que a compõem venham à tona e contribuam para o alcance dos resultados. Em suma, com a globalização, a disseminação de novas tecnologias e a necessidade de posicionamento num mercado cada vez mais competitivo, a comunicação nas empresas exerce um papel importante ao veicular informações novas, estimular o diálogo e a interação entre as diversas áreas da organização e, especialmente, capacitar os colaboradores para novos desafios alinhados com as estratégias empresariais. Sérgio Azevedo, managing partner da Streamroad Consulting |