2015-9-11
Segundo o Survey Internacional da CIOnet, possuir uma capacidade flexível é a principal razão das empresas para a externalização dos serviços de TI
A CIOnet Internacional, a maior comunidade de executivos de TI na Europa, levou a cabo uma investigação sobre as melhores práticas de serviços de TI em empresas. Neste estudo participaram mais de 90 profissionais de diferentes indústrias, que atuam na sua maioria em instituições com mais de mil colaboradores, onde predominou a Indústria Financeira, seguindo-se o setor público. O estudo revela que 86% das empresas já estão a correr ao outsourcing de parte dos seus serviços, e os que não o fazem planeiam fazê-lo no futuro. A razão para este outsourcing prende-se sobretudo com uma maior flexibilidade na capacidade dos serviços e um maior foco na inovação. O estudo abordou ainda a áreas de frameworks de governance, com o objetivo de ver quais as plataformas mais utilizadas pelas empresas para efetuarem a gestão dos serviços. De acordo com a pesquisa, mais de 80% das organizações pesquisadas usam o ITIL como ferramenta de gestão de serviços de TI. Por outro lado, 20% das empresas utilizam o ISO e COBIT, mas muitas vezes em combinação com ITIL. Cerca de 77% dos inquiridos confirmam que partilham os resultados da performance dos serviços de TI através de KPIs, mesmo que muitos o façam apenas em reuniões formais para esse efeito. A grande maioria considera importante ter informação sobre a performance dos serviços de TI não só de forma reativa na sequência de uma reclamação ou problema, mas também de uma forma proativa e de busca constante de melhorar os serviços. |