Segundo o Diretor do Sector das Telecomunicações da Google UK, Jeremy Morris, “cerca de oitenta por cento das pessoas” pesquisam um produto antes de o comprar”. Por isso mesmo, afirmou que é “importantíssimo para qualquer marca ter uma forte presença física, mas também digital”.
Durante a sua intervenção, Rui Almeida sublinhou: Na mais recente edição do estudo Meaningful Brands, concluiu-se que, se 74% das marcas desaparecesse, as pessoas não sentiriam falta.
Para sobreviverem, as marcas têm que inverter esta tendência e tornar-se relevantes para as pessoas, aportando benefícios que vão muito além da funcionalidade, do emocional e do comunitário.”
E para serem relevantes, segundo Giorgio Ferretti, “o primeiro passo para as marcas é fazerem uma introspeção sobre quem são e que valor aportam à vida das pessoas. É necessário responder às necessidades dos consumidores e contar uma história que lhes seja relevante.” Da mesma opinião é Vítor Cardoso que reafirma a importância cada vez maior dos conteúdos: “Para as marcas é importantíssimo contar uma boa história. Mas é necessário contá-la da forma certa e nas plataformas em que as pessoas querem ser impactadas.” E a chave para isso, para Miguel Serrão, são os dados dos consumidores, essenciais “para saber tomar a opção certa, no momento certo, com a mensagem certa e no canal certo.
Desta forma, é possível personalizar a comunicação, dar privilégios e recompensas específicas, gerar engagement e criar uma experiência de marca única para cada pessoa.”
Derek Scobie reafirmou que estes dados são vitais para obter “métricas sobre o impacto das campanhas que possam ser usadas para maximizar o retorno das marcas.” Adiantou, como exemplo, que a plataforma da Google impacta 2,9 mil milhões de pessoas por mês e que a Google já está a trabalhar para medir de forma mais complexa o impacto que esta exposição tem, nos anúncios do YouTube, em termos de awarness e recordação (entre outros indicadores) através de uma ferramenta recentemente lançada, a Brand Lift. No entanto, mesmo com todas as alterações que estão a acontecer, acredita que o papel do marketing continua a ser o mesmo. |