2022-4-02
Apesar da queda de 5,2% nas vendas de monitores no quarto trimestre de 2021, o mercado terminou 2021 com uma taxa de crescimento de 5% em relação ao ano anterior
O mercado global de monitores para PC continuou em queda. No quarto trimestre de 2021, as vendas de unidades decresceram 5,2%, em termos homólogos. Os dados da IDC indicam, também, que, apesar da segunda metade do ano ter sido desafiante, o mercado acabou por superar as expectativas e terminou 2021 com uma taxa de crescimento de 5% em relação ao ano anterior. Com 143,6 milhões de unidades vendidas a nível global, 2021 foi também o ano de melhor desempenho desde 2012, ano em que foram vendidas 150,3 milhões de unidades. A IDC refere que um segundo semestre mais fraco em 2021 desceu a forte dinâmica do primeiro semestre, que teve uma taxa de crescimento significativa face ao ano anterior, de 19,4%. O volume de vendas foi reforçado pelos mercados emergentes, recuperando de atrasos, enquanto o volume comercial global ajudou a compensar uma base de consumidores menor.Por outro lado, apesar do fornecimento de componentes de monitores ter melhorado, mantiveram-se os desafios das taxas elevadas de transporte e dos constrangimentos da cadeia de valor asiática. Segundo a IDC, os desafios que definiram a segunda metade do ano deverão continuar em 2022 e levarão a uma queda de 3,6%. "2021 marcou o fim da mais longa corrida para monitores, que viu um crescimento ininterrupto de 2018 a 2021", disse Jay Chou, research manager da Worldwide Client Devices Trackers da IDC. "Quer se tratasse de empresas a fazer renovações de PC e monitores à medida que se dirigiam para o Windows 10 ou a mudança pandémica do trabalho a partir de casa, estes desenvolvimentos deram um impulso muito necessário ao que tinha sido uma indústria calma. No entanto, vemos agora uma crescente saturação, pressão da inflação da pandemia e da crise ucraniana, e esperamos que as vendas de monitores diminuam 3,6% e depois estabilizem". A Dell e a Lenovo foram as únicas duas empresas no Top 5 a crescerem no quarto trimestre de 2021 e registaram um crescimento de um dígito ao longo do ano, nota a IDC. Apesar das vendas globais terem diminuído 2,2%, em termos homólogos, no quarto trimestre, a parte comercial do mercado revelou-se mais resiliente, com pequenas perdas no segundo semestre de 2021, à medida que as tendências de regresso aos escritórios continuaram a ganhar terreno, explicam. As empresas que tinham um maior controlo da sua cadeia de valor ou uma presença mais forte nos mercados emergentes, tiveram melhores resultados. Os fornecedores focados nos consumidores sofreram ainda mais, uma vez que o mercado total de monitores dos consumidores diminuiu mais de 8%, anualmente, indica a IDC. |