De acordo com as previsões para 2015 da Gartner avançadas hoje (5 de Janeiro), o ano de 2015 vai continuar a ter crescimento lento em todos os tipos de dispositivos, dos PC aos smartphones.
A única exceção vai para os PC ultramobile Premium que poderão este ano crescer quase 70%, relação às vendas de 2014. Nesta categoria incluem-se, entre outros, o MacBook Air da Apple e a família Microsoft Surface.
Toda a classe PC deverá vender 321 milhões de maquinas, ou + 1% que em 2014.
Nos PCs tradicionais, onde se incluem os Desktops e os notebook, está prevista uma descida de 7%, com especial relevância nos notebook, já que os desktops devem ficar inalteráveis.
Mas a travagem brusca vem dos tablets, o que já ocorreu em 2014, após quatro anos de crescimento a dois dígitos.
Está prevista a venda global de 233 milhões de unidades, ou + 7% que em 2014.
Os fatores que explicam este baixo crescimento (se comparado com os últimos anos) é o facto dos dispositivos vendidos nos últimos anos se manterem atualizados graças aos updates de software, assim como falta de inovação neste segmento.
Por último, na classe dos Smartphones, as vendas esperadas são de 1,9 mil milhões de unidades ou + 3,5% face ao período homólogo, mas as receitas podem ser significativamente mais baixas uma vez que o segmento em expansão é o lowmarket, com dispositivos já a cem dólares
No que diz respeito a sistemas operativos, o crescimento em unidades instaladas vai para o Android com + 26% , especialmente devido aos Smartphones de baixo custo.
É esperado um crescimento também do Windows, embora menor, assim como do iOS/ Mac OS da Apple, ambos um pouco acima dos 5%.
Por fim uma queda de 40% em outros sistemas operativos, que passam a ter um peso residual no mercado. |