Segundo a IDC, o número de smartphones vendidos no segundo trimestre do ano totalizou as 337,2 milhões de unidades, um aumento de 11,6 por cento face ao mesmo período do ano passado, o que constitui já um dos maiores volumes de vendas de sempre.
“O crescimento global do mercado de smartphones foi não só impulsionado pelo êxito dos dispositivos premium da Samsung e da Apple, bem como de outros fabricantes, mas também e sobretudo pela abundância de terminais acessíveis, que continua a estimular as vendas em muitos mercados-chave”, destaca Anthony Scarsella, diretor de investigação da IDC para a área de dispositivos móveis. “À medida que as vendas de telefones convencionais continuam a cair, os providers continuarão a atacar os mercados emergentes e desenvolvidos com smartphones competitivos e disponíveis com múltiplas prestações de baixo custo”.
A Samsung continua a manter a liderança, apesar das vendas anuais terem caído 2,3 por cento, tendo agora uma quota de mercado de 21,8 por cento. Isto porque os novos Galaxy S6 e S6 edge tiveram vendas aquém do esperado, e apesar dos modelos anteriores terem sido vendidos mais depressa, devido a promoções de escoamento de stock.
A Apple vendeu 47,5 milhões de iPhones (número recorde) e viu a quota de mercado aumentar para 14,1 por cento, sobretudo graças ao desempenho do 6 Plus, no mercado asiático.
Os dados pela IDC revelam também que os fabricantes chineses estão a impor-se neste mercado. A Huawei registou um aumento das vendas, aliás, o maior, ocupando agora o terceiro lugar do pódio, atrás da Apple, tendo uma quota de 8,9 por cento. Logo a seguir surge a Xiaomi, com 5,3 por cento e a Lenovo, com 4,8 por cento.
O mercado global de telemóveis, onde se incluem os smarthpones e os telemóveis tradicionais, registou vendas de 464,6 milhões de unidades, uma queda de 0,4 por cento face ao ano anterior. |