2017-5-30
De acordo com a Gartner, o mercado global de smartphones registou resultados positivos no primeiro trimestre deste ano, com um total de 380 milhões de unidades vendidas neste período, o que reflete um crescimento homólogo de 9,1%
Segundo a Gartner, os consumidores estão a mudar a forma como olham para o mercado e esta alteração na sua mentalidade é um sinal positivo para os fabricantes chineses, que oferecem caraterísticas premium a preços mais acessíveis. Fabricantes como a Huawei, Oppo e Vivo, juntas, conseguiram alcançar uma quota de mercado de 24%, mais de 7 pontos percentuais face ao mesmo período do ano anterior. A Samsung, embora tenha registado uma queda de 3,1% nas suas vendas durante o Q1 de 2017, lidera o mercado de smartphones. O fabricante sul coreano conseguiu totalizar mais de 74 mil unidades vendidas, bastante longe dos 81 mil smartphones comercializados no primeiro trimestre de 2016. As vendas da Apple estagnaram neste período, embora o fabricante tenha registado uma ligeira queda na sua quota de mercado, que atualmente se situa nos 13,7% (14,8% no Q1 de 2016). A Huawei foi o fabricante chinês que mais se destacou e aproxima-se a passos largos da Apple. Durante o primeiro trimestre deste ano, a Huawei conseguiu vender mais de 30 mil smartphones, tendo alcançado uma quota de mercado de 9%. De acordo com a Gartner, apesar dos modelos P9 e P9 Plus terem entrado no mercado há cerca de um ano, continuam a ser bastante procurados pelos utilizadores, ajudando a posicionar a Huawei como marca dominante no mercado de consumo. No que diz respeito ao sistema operativo, a batalha resume-se agora cada vez mais apenas entre Android e iOS. O Android conseguiu crescer 2% e deve essa percentagem ao facto de estar integrado em praticamente todas as marcas chinesas de smartphones. As perspetivas de crescimento do Android mantêm-se, com o anúncio do Android Go, que está direcionado para o mercado de smartphones de entrada de gama. |