A IDC prevê que as vendas de PCs caiam cerca de 6,2% em 2015, fruto de uma diminuição da procura e da concorrência dos tablets e smartphones.
Depois da estabilidade vivida em 2014, com o fim do suporte ao XP, parece que o efeito não será o mesmo com a chegada do Windows 10, até porque a consultora aponta que a espera pelo novo sistema operativo deu origem a uma redução de inventário.
No entanto, o próximo sistema operativo poderá dar um impulso significativo ao mercado, segundo a IDC, ao levar as empresas e os utilizadores profissionais a atualizarem do Windows 7 para o 10. Ainda assim, a consultora não espera que o update gratuito anunciado pela Microsoft, ou a integração de plataformas que o novo OS proporcionará, venha a contribuir para um aumento das vendas, já que “reduz a necessidade de adquirir um novo PC”. Os analistas preveem, antes, um aumento com os gastos em dispositivos móveis, como os tablets e os wearables.
Loren Loverde, vicepresidente de Worldwide PC Trackers da IDC, diz que “a Microsoft e os fabricantes de PCs têm de convencer os utilizadores dos benefícios do novo sistema operativo e de novos PCs, o que levará algum tempo”. A analista diz mesmo que as vendas não estabilizarão até 2016, esperando um “crescimento limitado” nos anos seguintes.
A procura por PCs no mercado profissional, em mercado maduros, como a Europa ocidental, continua a crescer, com a contração dos gastos a fazer-se sentir sobretudo no consumo. Recorde-se que o mercado português de PCs cresceu 20% em 2014. |