2016-2-19
Samsung e Huawei lideraram as vendas, num trimestre em que estas registaram alguma desaceleração: aumentaram de 9,7 por cento, face ao período homólogo, o menor crescimento desde 2008. tendo sido vendidos 403 milhões destes dispositivos.
No último trimestre do ano, venderam-se 403 milhões de smartphones em todo o mundo. As vendas totais em 2015 foram de 1,4 mil milhões de unidades, o que significou um aumento de 14,4 por cento em relação ao ano de 2014.
"Os smartphones low-cost nos mercados emergentes, e a forte procura de premium smartphones, continuam a ser os fatores condutores", indica Anshul Gupta, research director da Gartner. "Os preços agressivos das marcas locais e chinesas, nos segmentos de gama média e entrada de gama nos mercados emergentes, levou os consumidores a fazerm um upgrade mais rápido para smartphones economicamente acessíveis".
A consultora indica que 85 por cento dos utilizadores no mercado emergente da região Ásia-Pacífico estão a substituir os seus smartphones de categoria média pela mesma categoria de telefone.
Adicionalmente, a desvalorização do dólar americano em diversos mercados emergentes está a colocar maior pressão sobre múltiplos fabricantes.
Samsung e Huawei lideram vendas de smartphones no Q4 de 2015
As duas marcas que se destacaram no quarto trimestre de 2015, por terem aumentado o volume de vendas de smartphones, foram a Samsung e a Huawei. Nesse mesmo período, a Apple sofreu, pela primeira vez, um decréscimo nas vendas dos seus smartphones, traduzindo um declínio de 4,4 por cento.
Embora a Samsung lidere o pódio em uidades vendidas e em market share, a Gartner refere que a empresa tem enfrentado diversos desafios. "Para a Samsung travar a queda das vendas dos seus smartphones premium, necessita de introduzir novos smartphones de referência que compitam com os iPhones e parar a mistura com os dispositivos iOS", sublinha Anshul Gupta.
Embora tenha ficado em segundo lugar, a Huawei conseguiu atingir o seu melhor desempenho ao longo do ano, tendo alcançado uma quota de mercado de 53 por cento, no Q4. A marca conseguiu ganhar visibilidade internacionalmente através da sua estratégia de comercialização apenas de smartphones.
Em relação às vendas totais do ano de 2015, a Samsung mantém a liderança, embora a sua quota de mercado tenha decrescido 2,2 pontos percentuais. A Apple totalizou 225,9 mil milhões de iPhones vendidos, concluindo o ano com uma quota de mercado de 16 por cento. A Huawei comercializou aproximadamente 104 mil milhões de smartphones, tendo crescido acima dos 53 por cento, face a 2014.
Android continua a ter a maior fatia de quota de mercado
A nível do sistema operativo dos smartphones, o Android alcançou 80,7 por cento de quota de mercado no quarto trimestre de 2015. Seguiu-se o iOS, com 17,7 por cento de quota de mercado, uma redução face ao quatro trimestre de 2014, onde o sistema operativo da Apple detinha 20,4 de quota de mercado.
"O Android beneficiou da contínua procura por smartphones economicamente acessíveis e do abrandamento das unidades de iOS no mercado premium, no quarto trimestre de 2015", conclui Roberta Cozza, research director da Gartner.
No segmento premium, embora a Apple tenha enfrentado um abrandamento das vendas no quatro trimestre, conseguiu reduzir a diferença da quota de mercado em relação à Samsung em 2015, como um todo.