2016-2-03
A Gartner prevê que 274,6 milhões de wearables serão comercializados em 2016, o que traduz um aumento de 18,4 por cento face a 2015. Smartwatches deverão superar os 50 milhões de unidades vendidas este ano.
As vendas destes dispositivos vão gerar receitas de 28,7 mil milhões de dólares durante este ano, com 11,5 mil milhões de dólares a pertencerem aos smartwatches.
"Entre 2015 e 2017 a adoção de smartwatches deverá ter aumentado 48 por cento, em grande parte devido à popularização dos wearables enquanto tendência de lifestyle por parte da Apple", refere Angela McIntyre, research director da Gartner. "Apesar da venda de smartwatches ser uma das mais fortes em relação aos wearables, a sua adoção continuará bastante abaixo das vendas de smartphones. Por exemplo, em 2016, mais de 374 milhões de smartphones serão comercializados nos países de mercados maduros e em grandes áreas urbanas de países de mercados emergentes, tais como Hong Kong e Singapura".
Os wearables de fitness, que incluem pulseiras, roupas inteligentes, relógios desportivos, e outros monitores de fitness, continuam a aumentar a sua popularidade, incentivados, de certa forma, pelos programas televisivos dedicados ao desporto e bem-estar.
"Entre os wearables de fitness, os relógios desportivos farão parte da categoria que irá manter a sua média de preço durante os próximos anos", indica Angela McIntyre. "Atletas de competição, ciclistas e mergulhadores irão escolher relógios desportivos ao invés dos smartwatches devido ao interface de utilizador, capacidade e durabilidade adaptados às necessidades do atleta na sua modalidade. Avanços contínuos em sensores e analítica para os relógios desportivos irão trazer novas capacidades que irão aumentar o preço médio do retalho".
Embora o tamanho do mercado global de pulseiras tenha estado lado-a-lado com as vendas de smartwatches em 2015, a longo prazo os smartwatches vão tornar-se mais apelativos para os consumidores, visto que os utilizadores deste tipo de dispositivos têm o hábito de utilizar equipamentos que monitorizam o exercício físico.
HMDs em ascenção no mercado empresarial
Os HMDs (head mountain displays) são, segundo a Gartner, um mercado emergente. Com origem em grandes projetos militares, a empresa prevê que em 2016 este mercado cresça e amplie a sua adoção para consumo e utilização empresarial.
A Gartner indica que a utilização empresarial dos HMDs, associados à realidade aumentada, vai aumentar nos próximos anos, com 26 por cento destes dispositivos a serem concebidos especificamente para o segmento organizacional em 2018.
A utilização deste equipamento será tanto por parte dos gestores, como de todos os outros empregados, em tarefas como reparação de equipamento, inspeções e manutenção, onde terão acesso às instruções em modo mãos-livres enquanto realizam o seu trabalho.