2019-5-28
A Gartner revelou que as vendas de smartphones nos primeiros três meses de 2019 decresceram 2,7%. A Huawei, que se encontra agora no meio de uma Guerra Comercial entre os Estados Unidos e a China, assegurou a segunda posição do mercado mundial
As vendas globais de smartphones para utilizadores finais caíram 2,7% no primeiro trimestre de 2019, totalizando 373 milhões de unidades vendidas, indica a Gartner. Apesar de não vender nos EUA, a Huawei manteve-se como a segunda fornecedora mundial de smartphones e continuou reduzir a diferença para a Samsung. "A procura por smartphones premium continua menor que a [procura] dos smartphones básicos, o que afetou marcas como Samsung e Apple, que têm uma participação significativa em smartphones de última geração", explicou Anshul Gupta, diretor de pesquisa do Gartner. “Além disso, a procura por smartphones utilitários diminuiu à medida que a taxa de atualização de feature phones para smartphones diminuiu, já que os telefones 4G oferecem aos utilizadores grandes vantagens a um custo menor”. A desaceleração da inovação em smartphones emblemáticos e o aumento dos preços continuaram a prolongar os ciclos de substituição. Os dois países que mais vendem smartphones, os EUA e a China, tiveram queda de 15,8% e 3,2%, respetivamente, no primeiro trimestre de 2019. No primeiro trimestre de 2019, a Samsung manteve o primeiro lugar em vendas mundiais de smartphones, alcançando 19,2% de participação de. A Huawei alcançou o maior crescimento ano após ano entre os cinco maiores do mundo, com crescimento de 44,5% e vendas de smartphones totalizando 58,4 milhões de unidades.
Devido a arredondamentos, a soma dos números pode não ser exatamente igual ao número total apresentado Fonte: Gartner (maio 2019)
As vendas de smartphones Huawei cresceram em todas as regiões. "A Huawei saiu-se particularmente bem em duas das suas maiores regiões, a Europa e a Grande China, onde as vendas de smartphones cresceram 69% e 33%, respetivamente", comentou Gupta. O contínuo domínio da Huawei na Grande China, onde detinha uma participação de mercado de 29,5%, ajudou a garantir a segunda posição no ranking mundial de fornecedores de smartphones no primeiro trimestre de 2019. “A indisponibilidade de aplicações e serviços da Google nos smartphones Huawei, se for implementada, irá prejudicar o negócio internacional de smartphones da Huawei, que é quase metade dos seus negócios mundiais de telefonia. Não menos importante, isso causa apreensão entre os compradores, limitando o crescimento da Huawei a curto prazo”, explicou Gupta. |