2020-8-24
Os computadores portáteis continuam a registar um crescimento nos maiores distribuidores da Europa Ocidental, com um aumento de 55% no volume de vendas durante o segundo trimestre de 2020
A forte dinâmica de mercado dos computadores portáteis relacionados com a pandemia, observada no final do primeiro trimestre de 2020, continuou no segundo trimestre, de acordo com os últimos dados divulgados pela Context. Os computadores portáteis continuaram a ter um crescimento nos maiores distribuidores da Europa Ocidental, com um aumento de 55% no volume de vendas durante o segundo trimestre de 2020, em comparação com o período homólogo do ano passado. O aumento foi impulsionado pela entrega de encomendas no primeiro trimestre, uma vez que a oferta de produtos melhorou, mas também por novas encomendas recebidas, uma vez que a procura de dispositivos de aprendizagem e de trabalho remoto manteve-se elevada num trimestre que começou num período de bloqueios rigorosos e terminou com o abrandamento das medidas mais restritivas. As vendas de computadores portáteis foram fortes nos segmentos de negócio e de consumo, embora as vendas de computadores portáteis profissionais tenham mostrado um desempenho mais forte: os portáteis empresariais aumentaram 70,4%, enquanto os sistemas de consumo cresceram 38%. A perspetiva foi completamente diferente para os computadores de ambiente de trabalho, cujos volumes de vendas caíram 27,8% no segundo trimestre. Os sistemas profissionais caíram 31,6% e os produtos de consumo 17,5%. As OEMs em todos os países da Europa Ocidental viram a procura cair e os distribuidores manifestaram grande preocupação com o aumento dos níveis de stock. A pandemia tem agido como um acelerador do movimento em direção aos sistemas móveis em detrimento de produtos fixos. No entanto, é de notar que os computadores dos trabalhadores empresariais enfrentaram uma difícil comparação ano após ano, devido ao crescimento de 17% há um ano, quando as organizações se preparavam para migrar para o Windows 10. Em termos de vendas por Canal, os retalhistas nos canais de consumo registaram uma queda na quota de vendas após o encerramento das lojas devido à pandemia, para beneficiar as vendas de etailers de consumo. Nos canais profissionais, os volumes de computadores portáteis distribuídos pelos revendedores de PME caíram sequencialmente em abril, uma vez que algumas empresas optaram por comprar etailers de consumo online quando vários pequenos e médios revendedores estavam inativos durante o pico da crise. "Os números são consistentes com os desafios colocados pela pandemia, incluindo alterações no comportamento da procura e da compra, encerramentos de lojas, empresas que estavam temporariamente inativas e escritórios a trabalhar remotamente", afirma Marie-Christine Pygott, analista sénior da Context. No terceiro trimestre de 2020, espera-se que a procura por portáis se mantenha saudável em vários segmentos. No entanto, existe um elevado nível de incerteza quanto ao impacto da crise nas economias da Europa Ocidental, o que significa que muitas organizações serão muito cautelosas nas despesas de IT nos próximos meses. |