2018-4-16
De acordo com dados da Gartner, na EMEA, venderam-se 18,6 milhões de PCs. Migração para Windows 10, no mercado empresarial, contribuiu para aumento das vendas na região
O mercado mundial de PCs continua em queda, devido às fracas prestações de regiões como a APAC e EUA, cujas vendas caíram 3,9% e 2,9%, respetivamente, face ao mesmo período de 2017. Porém, na EMEA, as vendas de PCs cresceram 1,7%, consolidando 18,6 milhões de unidades comercializadas. O segmento empresarial demonstrou um bom desempenho durante o primeiro trimestre de 2018, na região, fruto de muitos projetos de migração para o Windows 10 levados a cabo pelas empresas. A Gartner sublinha ainda que a aceleração da compliance com o RGPD, bem como as notícias de violações de segurança, fizeram da segurança uma forte prioridade para a empresas, no ciclo de renovação de hardware. Os três principais fabricantes de PCs conseguiram aumentar as suas vendas. A HP, Lenovo e Dell representaram 56,9% do total mundial de vendas de PCs no primeiro trimestre de 2018, uma subida face aos 54,5% do Q1 de 2017. A Dell foi o fabricante que mais cresceu entre os seis principais fabricantes mundiais, com as suas vendas a crescerem 6,5%. As vendas da HP aumentaram 2,8% no Q1 de 2018 a nível mundial. Na EMEA, o crescimento do fabricante situou-se nos dois dígitos, tanto no segmento de desktops como em portáteis. Paralelamente, a Lenovo manteve as vendas estáveis a nível global, e na Europa viu as suas vendas crescerem 6%. A Dell verificou uma boa prestação ao longo do primeiro trimestre deste ano, com um, aumento das vendas de PC de dois dígitos na EMEA, América do Norte e Latina. O fabricante obteve um crescimento equilibrado entre os segmentos de desktops e portáteis. Os preços médios de venda dos PCs estão também a crescer. Porém, embora se esteja a verificar uma desaceleração do mercado de smartphones e alguma incerteza na procura pela substituição de PCs, as empresas de componentes estão inseguras em expandir as suas capacidades de produção. Assim, a falta persistente de componentes e a necessidade crescente de materiais continua a criar um ambiente propício ao aumento de preços. |