2025-1-02
As vendas globais de headsets VR caíram pelo terceiro trimestre consecutivo, apesar de um crescimento nos headsets autónomos e avanços tecnológicos, mas os desafios técnicos, como a necessidade de auscultadores mais leves, persistem
De acordo com o Global XR Headset Model Tracker da Counterpoint, as vendas globais de headsets de realidade virtual (VR) diminuíram 4% em relação ao ano passado e 16% entre o segundo e o terceiro trimestre de 2024, o terceiro trimestre consecutivo de quedas no mercado. A diminuição deve-se a uma queda de 50% em relação ao ano anterior no segmento de headsets VR com fio durante o trimestre. Em contrapartida, o segmento de headsets VR autónomos cresceu 14% em relação ao ano anterior. Segundo o relatório, a Meta manteve 65% do mercado global de VR, apesar de uma queda nas vendas do Meta Quest 3, enquanto a Apple verificou um aumento das vendas do Vision Pro após o lançamento internacional, mas espera-se uma diminuição no quarto trimestre. A Pico registou um aumento trimestral de 6% nas vensas, apesar de uma queda anual de 2%, e a Sony viu que as suas vendas aumentaram mais que o dobro durante o trimestre, apesar de uma queda anual de 29%. A DPVR destacou-se com um crescimento anual de 67% e trimestral de 14% impulsionado pela procura empresarial. A percentagem de headsets de VR com capacidades de RM a cores aumentou para 80% no terceiro trimestre de 2024, contra apenas 6% no terceiro trimestre de 2023. Prevê-se que esta tendência atinja mais de 90% no quarto trimestre de 2024 com o lançamento do Meta Quest 3S. Apesar dos avanços, a indústria de VR continua a enfrentar desafios técnicos, incluindo a aquisição de auscultadores leves com um desempenho de visualização superior, maior direção da bateria e uma extensa biblioteca de conteúdos para além dos jogos, a um preço acessível. |