2014-10-27

HARD

Um datacenter nos fiordes

A Schneider Electric construiu o datacenter mais ecológico do mundo no interior de uma montanha, junto a um fiorde da Noruega.

Um datacenter nos fiordes

A Schneider Electric trabalhou em parceria com a Green Mountain AS para a construção daquele que é considerado como o centro de dados mais ecológico do mundo. Ao usufruir do “free cooling” de um fiorde nas proximidades, o centro baseia-se numa infraestrutura 100% low cost e com renovação da potência hídrica.
O Centro de Dados Green Mountain é um centro de Tier III+, livre de operadores e de alta segurança, localizado em Rennesøy, perto de Stavanger, a “capital do petróleo” da costa oeste da Noruega. Um segundo Centro de Dados foi recentemente construído em Rjukan, um local industrial histórico situado nas terras altas norueguesas, também conhecida como a cidade onde o sol nunca brilha durante o Inverno.

A robustez das múltiplas fontes de alimentação do Centro de Dados, juntamente com a segurança física de ambas as localizações, bem como a submissão para a certificação para Tier III do Uptime Institute, tornam-nos Centros de Dados aconselhados a empresas europeias mais avessas ao risco.

Arrefecimento 100% natural

Os 21 mil metros quadrados localizados no interior de uma montanha num antigo depósito de munições da NATO de alta segurança, em Rennesøy, criaram uma localização com condições únicas. Além disso, a proximidade ao fiorde criou uma oportunidade de arrefecimento eficiente e natural. No local encontram-se seis montanhas às quais é possível chegar subindo por túneis de 100 metros de comprimento, na direção do coração da montanha. A alta segurança deste local foi mantida e o datacenter foi construído em consonância com o Uptime Tier III e também com o Tier IV. A instalação encontra-se actualmente em processo de certificação pelo Uptime Institute.

A energia fornecida provém de diversas barragens norueguesas. A Schneider Electric e a Green Mountain AS desenharam ainda um sistema de arrefecimento que utiliza a gravidade para trazer água gelada desde o fiorde até à estação de arrefecimento do datacenter sem utilizar qualquer tipo de energia.

A níveis inferiores a 75 metros de profundidade a temperatura da água mantém-se estável nos 8ºC durante todo o ano, sendo a água utilizada para o arrefecimento trazida de profundidades de até 100 metros. A solução de arrefecimento (que inclui a estação de arrefecimento, as canalizações e as bombas para puxar a água) fornecem uma solução (N+1)+(N+1), independente das condições ambientais. Não são libertados quaisquer tipos de gases de refrigeração. “A utilização de dados duplica a cada dois anos e é-lhe consignada cerca de 2% do total das emissões de CO2. É com grande prazer e orgulho que fizemos parte deste projeto de vanguarda, que contribui para tornar o nosso mundo mais ecológico”, referiu Arild Bjørkedal, Vice-President, End User/ITB & Energy da Schneider Electric.

Green Mountain de Rjukan, o irmão mais novo

A Schneider Electric e a Green Mountain AS conceberam e implementaram recentemente um segundo Centro de Dados que funciona como espelho da instalação de Rennesøy. A infraestrutura de Rjukan é alimentada totalmente a partir de electricidade gerada a partir de fontes hídricas. Duas das estações hídricas estão localizadas a apenas algumas centenas de metros, o que torna robustas as fontes de alimentação do datacenter, que representa a primeira fase de um investimento multimilionário para a construção de uma infraestrutura em regime de co-localização e com zero emissões de dióxido de carbono.

Investimento de 76 milhões de euros

“Desde a abertura do nosso primeiro Centro de Dados em Stavanger que descobrimos existir uma grande procura por segurança, estabilidade no preço da potência, sustentabilidade e escalabilidade, por isso está previsto nos nossos planos um investimento de cerca de 76 milhões de euros no Centro de Dados de Rjukan no decorrer dos próximos anos”, referiu Molaug.

Porquê a Noruega?

A Noruega preenche todos os requisitos para a construção e operação de datacenters ecológicos, já que 98,5% da electricidade provém de fontes hídricas e a sustentabilidade é um valor muito importante para o país – que é o maior produtor de energia hídrica da Europa.
“Queremos destacar-nos como um importante operador de Centros de Dados sustentável no mercado europeu, objectivo para o qual estamos a contar com a ajuda da Schneider Electric”, referiu Molaug.

A Green Mountain AS ambiciona alcançar um PUE (Power Usage Efficiency) de topo, alcançando, em configurações Tier III, um PUE inferior a 1,2.

“A combinação da flexibilidade, escalabilidade e fiabilidade das nossas soluções com a localização única dos Centros de Dados permite assegurar o fornecimento de potência estável aos clientes da Green Mountain. Este contrato é muito importante para a Schneider Electric e é nosso objectivo participar no desenvolvimento de futuros Centros de Dados na Noruega”, referiu Arild Bjørkedal da Schneider Electric.

Recomendado pelos leitores

Novos Surface Copilot+ PC já estão disponíveis em Portugal
HARD

Novos Surface Copilot+ PC já estão disponíveis em Portugal

LER MAIS

Brother lança novas impressoras de etiquetas de secretária
HARD

Brother lança novas impressoras de etiquetas de secretária

LER MAIS

Hikvision lança novas câmaras com visão noturna
HARD

Hikvision lança novas câmaras com visão noturna

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 109 JULHO 2024

IT CHANNEL Nº 109 JULHO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.