2016-1-26
O fabricante pretende alcançar em 2016 mais de 15 por cento de market share do segmento B2B e, para tal, irá apostar em Parceiros de maior dimensão, nas médias e grandes contas e em verticais estratégicos. A sustentar as projeções deste crescimento está um novíssimo portfólio B2B, que a Toshiba diz ser o mais completo do mercado no que à mobilidade diz respeito
Com o tablet profissional Dynapad a Toshiba endereça a mobilidade. O teclado será comercializado à parte.
A Toshiba está fortemente empenhada em reforçar a boa imagem e desempenho que detém no mercado português, um dos mais importantes em solo europeu por ser aquele em que o fabricante detém maior market share, sobretudo no segmento B2B (13 por cento em 2014, dados IDC revelados ao IT Channel em dezembro). Em 2015, adianta agora a Toshiba, venderam-se entre 130 mil e 145 mil PCs profissionais em Portugal e o objetivo é capitalizar estes números em proveito próprio. Em 2016 o fabricante superar os 15 por cento de market share neste segmento, com enfoque na educação, administração pública, banca, indústria, telcos e turismo, setor que a Toshiba diz estar a crescer e com uma “necessidade extrema de mobilidade”. Segundo Emílio Dumas, diretor da unidade de negócio profissional da Toshiba para Portugal e Espanha, “até agora a procura de equipamentos portáteis profissionais estava um pouco estagnada: ultra-portáteis para a alta direção, portáteis empresariais para as grandes contas e a gama de entrada para PMEs. Mas este mudou radicalmente e enfrentamos uma exigência cada vez mais variada, que requer equipamentos quase personalizados”. O Canal desempenha um papel crucial nesta estratégia, segundo adianta João Dessa, B2B Sales Manager para o mercado português. A Toshiba pretende por isso reforçar acordos com os Parceiros que considera “mais importantes” no mercado português, os que têm maior volume de negócio, e concretizar um maior número de vendas “assistidas” como forma de apoiar o Canal. “O nosso modelo de vendas é cem por cento indireto mas não abdicamos da relação direta com o cliente final, até porque fomenta o negócio”. Este objetivo está diretamente relacionado com a meta de crescer no segmento das médias e grandes contas. “Este será o grande driver da nossa estratégia, que não colide com a base do nosso Canal”, assegura João Dessa. Os Parceiros que são fiéis à Toshiba serão recompensados este ano com maior rentabilidade e a promessa de crescimento sustentável. Novo portfólio B2B que endereça a mobilidade Este ano a Toshiba pretende focar-se nos dispositivos de valor acrescentado, sobretudo os Portégé e os Tecra, bem como nos modelos build to order (BTO), integrados na estratégia de vendas assistidas e que só é possível, segundo João Dessa, pelo facto da Toshiba deter uma fábrica própria de PCs. Nas PME, a aposta está muito nos Satellite Pro, linha que foi renovada e que conta agora com modelos de 13 e 14 polegadas, com caraterísticas que o sales manager carateriza como “de peso”, mas a preços mais acessíveis. Os novos equipamentos (das gamas Portégé, Tecra, Satellite Pro e Dynapad) incluem a 6ª geração de processadores Intel Core e incluem, também, um maior número de componentes de fabrico próprio, nomeadamente a BIOS, motherboards e baterias. Os novos equipamentos partilham também um mesmo software para simplificar as tarefas de manutenção, prevenção e atualização. A gama profissional agora atualizada reúne em todos os equipamentos (mesmo os de entrada de gama) um conjunto de caraterísticas que os diferenciam dos demais equipamentos B2B, com destaque para o Wi-Fi ac, o leitor SmartCard integrado compatível com cartão de cidadão, o leitor de impressões digitais, o chip TPM 2.0 e o leitor SIM card 3G/LTE integrado livre de operador. Outra particularidade é o facto de trazerem o Windows 7 Pro pré-instalado (modelos não touch) e recovery do Windows 10 Pro. No segmento de híbridos e convertíveis, a Toshiba renovou o seu Ultrabook convertível Portegé Z20t com novos processadores Intel Core M de 6ª Geração, uma entrada USB 3.0 C e uma maior autonomia, de até 19 horas. A versão com lápis digital tem certificação WACON AES de máxima segurança. Além disso, este ano, a Toshiba irá comercializar o tablet DynaPad em formato de 12 polegadas, para concorrer com o Surface. Em ultra-portáteis de 13 polegadas, a Toshiba amplia a sua oferta renovando o Portegé Z30 e a sua versão tátil, o Portegé Z30T, e adicionando dois novos equipamentos de gama média e de entrada, Portegé A30 (e a sua versão com ecrã tátil Portegé A30t) e o Satellite Pro A30, primeiro Satellite Pro neste formato. Para responder à exigência cada vez maior no ambiente profissional de equipamentos de 14 polegadas, que continuam a ser os mais solicitados pelas empresas, a Toshiba irá dispor de quatro equipamentos diferentes. Estes incluem a nova versão do Tecra Z40, convertido agora numa workstation, assim como os novos Tecra A40, Satellite Pro A40 e Satellite Pro R40. No segmento de 15 polegadas, a grande novidade é a renovação do seu equipamento de gama alta, Tecra Z50, que agora passa a ser uma workstation de última geração, com 2 kg de peso e a potência gráfica e de processamento necessárias para trabalhar com os mais recentes programas de design e de engenharia. A restante gama neste formato completa-se com a renovação do modelo de gama de entrada Satellite Pro R50 e a incorporação de dois novos equipamentos, Tecra A50 e Satellite Pro A50. Os novos PCs empresariais da Toshiba deverão começar a chegar ao mercado já em fevereiro. |