2016-1-26

HARD

Toshiba quer mais de 15 por cento do mercado empresarial português

O fabricante pretende alcançar em 2016 mais de 15 por cento de market share do segmento B2B e, para tal, irá apostar em Parceiros de maior dimensão, nas médias e grandes contas e em verticais estratégicos. A sustentar as projeções deste crescimento está um novíssimo portfólio B2B, que a Toshiba diz ser o mais completo do mercado no que à mobilidade diz respeito

Toshiba quer mais de 15 por cento do mercado empresarial português

Com o tablet profissional Dynapad a Toshiba endereça a mobilidade. O teclado será comercializado à parte.

A Toshiba está fortemente empenhada em reforçar a boa imagem e desempenho que detém no mercado português, um dos mais importantes em solo europeu por ser aquele em que o fabricante detém maior market share, sobretudo no segmento B2B (13 por cento em 2014, dados IDC revelados ao IT Channel em dezembro).

Em 2015, adianta agora a Toshiba, venderam-se entre 130 mil e 145 mil PCs profissionais em Portugal e o objetivo é capitalizar estes números em proveito próprio. Em 2016 o fabricante superar os 15 por cento de market share neste segmento, com enfoque na educação, administração pública, banca, indústria, telcos e turismo, setor que a Toshiba diz estar a crescer e com uma “necessidade extrema de mobilidade”. Segundo Emílio Dumas, diretor da unidade de negócio profissional da Toshiba para Portugal e Espanha, “até agora a procura de equipamentos portáteis profissionais estava um pouco estagnada: ultra-portáteis para a alta direção, portáteis empresariais para as grandes contas e a gama de entrada para PMEs. Mas este mudou radicalmente e enfrentamos uma exigência cada vez mais variada, que requer equipamentos quase personalizados”.

O Canal desempenha um papel crucial nesta estratégia, segundo adianta João Dessa, B2B Sales Manager para o mercado português. A Toshiba pretende por isso reforçar acordos com os Parceiros que considera “mais importantes” no mercado português, os que têm maior volume de negócio, e concretizar um maior número de vendas “assistidas” como forma de apoiar o Canal. “O nosso modelo de vendas é cem por cento indireto mas não abdicamos da relação direta com o cliente final, até porque fomenta o negócio”. Este objetivo está diretamente relacionado com a meta de crescer no segmento das médias e grandes contas. “Este será o grande driver da nossa estratégia, que não colide com a base do nosso Canal”, assegura João Dessa.

Os Parceiros que são fiéis à Toshiba serão recompensados este ano com maior rentabilidade e a promessa de crescimento sustentável.

Novo portfólio B2B que endereça a mobilidade

Este ano a Toshiba pretende focar-se nos dispositivos de valor acrescentado, sobretudo os Portégé e os Tecra, bem como nos modelos build to order (BTO), integrados na estratégia de vendas assistidas e que só é possível, segundo João Dessa, pelo facto da Toshiba deter uma fábrica própria de PCs.

Nas PME, a aposta está muito nos Satellite Pro, linha que foi renovada e que conta agora com modelos de 13 e 14 polegadas, com caraterísticas que o sales manager carateriza como “de peso”, mas a preços mais acessíveis.   

Os novos equipamentos (das gamas Portégé, Tecra, Satellite Pro e Dynapad) incluem a 6ª geração de processadores Intel Core e incluem, também, um maior número de componentes de fabrico próprio, nomeadamente a BIOS, motherboards e baterias. Os novos equipamentos partilham também um mesmo software para simplificar as tarefas de manutenção, prevenção e atualização.

A gama profissional agora atualizada reúne em todos os equipamentos (mesmo os de entrada de gama) um conjunto de caraterísticas que os diferenciam dos demais equipamentos B2B, com destaque para o Wi-Fi ac, o leitor SmartCard integrado compatível com cartão de cidadão, o leitor de impressões digitais, o chip TPM 2.0 e o leitor SIM card 3G/LTE integrado livre de operador. Outra particularidade é o facto de trazerem o Windows 7 Pro pré-instalado (modelos não touch) e recovery do Windows 10 Pro.

No segmento de híbridos e convertíveis, a Toshiba renovou o seu Ultrabook convertível Portegé Z20t com novos processadores Intel Core M de 6ª Geração, uma entrada USB 3.0 C e uma maior autonomia, de até 19 horas. A versão com lápis digital tem certificação WACON AES de máxima segurança. Além disso, este ano, a Toshiba irá comercializar o tablet DynaPad em formato de 12 polegadas, para concorrer com o Surface.

Em ultra-portáteis de 13 polegadas, a Toshiba amplia a sua oferta renovando o Portegé Z30 e a sua versão tátil, o Portegé Z30T, e adicionando dois novos equipamentos de gama média e de entrada, Portegé A30 (e a sua versão com ecrã tátil Portegé A30t) e o Satellite Pro A30, primeiro Satellite Pro neste formato.

Para responder à exigência cada vez maior no ambiente profissional de equipamentos de 14 polegadas, que continuam a ser os mais solicitados pelas empresas, a Toshiba irá dispor de quatro equipamentos diferentes. Estes incluem a nova versão do Tecra Z40, convertido agora numa workstation, assim como os novos Tecra A40, Satellite Pro A40 e Satellite Pro R40.

No segmento de 15 polegadas, a grande novidade é a renovação do seu equipamento de gama alta, Tecra Z50, que agora passa a ser uma workstation de última geração, com 2 kg de peso e a potência gráfica e de processamento necessárias para trabalhar com os mais recentes programas de design e de engenharia. A restante gama neste formato completa-se com a renovação do modelo de gama de entrada Satellite Pro R50 e a incorporação de dois novos equipamentos, Tecra A50 e Satellite Pro A50.

Os novos PCs empresariais da Toshiba deverão começar a chegar ao mercado já em fevereiro.

ARTIGOS RELACIONADOS

“Portugal continua a ser o país da Europa onde a Toshiba tem maior market share”
ENTREVISTA

“Portugal continua a ser o país da Europa onde a Toshiba tem maior market share”

LER MAIS

Toshiba comemora 30 anos de PCs junto de Parceiros e clientes
VENUE

Toshiba comemora 30 anos de PCs junto de Parceiros e clientes

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Xerox lança novas impressoras multifunções com ferramentas de IA
HARD

Xerox lança novas impressoras multifunções com ferramentas de IA

LER MAIS

Pontos de acesso da TP-Link reconhecidos com certificado da Wi-Fi Alliance
HARD

Pontos de acesso da TP-Link reconhecidos com certificado da Wi-Fi Alliance

LER MAIS

AGON by AOC anuncia monitor para jogos de competição e desempenho superior
HARD

AGON by AOC anuncia monitor para jogos de competição e desempenho superior

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.