2021-10-18

HARD

The Beast - Chegou o Mac mais aguardado

A Apple realizou um Live Event pela primeira vez dedicado quase exclusivamente ao seu produto estrela; o MacBook Pro com os novos processadores Apple Silicon, os disruptivos M1 Pro e M1 Max

The Beast - Chegou o Mac mais aguardado

Os dois novos modelos MacBook Pro apresentam-se com ecrãs de 14 e 16 polegadas e dois novos processadores Apple disponíveis

Desde o anunciado divórcio entre a Apple e a Intel em meados do ano passado que os utilizadores profissionais da Apple esperavam ansiosamente pelo Macbook Pro. E a espera foi longa.

Primeiro, saíram os portáteis domésticos Air, as versões mais pequenas do MacBook Pro e saíram os iMac mais pequenos, mas do seu principal produto foi preciso esperar quase 18 meses para conhecer as novidades.

Mesmo sem a sua “estrela”, os Mac tiveram, de acordo, com Tim Cook, CEO da Apple, o melhor ano de sempre em vendas.

Mas as vendas do anterior Macbook Pro, baseado em Intel, quase desapareceram, porque num produto com um investimento significativo por parte dos utilizadores, e com uma vida útil expectável que nos produtos da Apple é sempre longa, comprar o último dos Intel era uma escolha pouco racional quando se sabe que a Apple não vai olhar muito para trás e se preocupar com novas versões do seu sistema operativo para Intel.

Aliás o Monterrey, o OS agora em beta e que é lançado em produção na próxima semana, ainda que podendo correr em Intel já inclui novas funcionalidades apenas disponíveis para os processador da família M1 da Apple.

O novo MacBook Pro 16" equpado com o processador  Apple M1 Max permite  num portátil workloads anteriormente reservadas apenas a workstations dedicadas, como o computer animation

 

Provavelmente o melhor portátil do mundo

Deixando para trás as sempre fúteis discussões Mac vs. Windows, porque não se podem comparar universos e ecossistemas diversos, os novos MacBook Pro 2021 são provavelmente os melhores portáteis alguma vez fabricados.

The Beast  é a designação dada pela Apple no vídeo promocional de lançamento. E de facto, independentemente do adjetivo empregue, está muito a frente em potência, especialmente gráfica, de qualquer portátil existente e a qualidade de áudio e de imagem criam todo um standard à parte. A eficiência energética do processador M1 permite uma utilização com bateria três vezes mais rápido do que o mais potente PC do mercado, segundo a Apple.

Comparação feita pela Apple da performance do GPU do M1 Max face ao "melhor PC do mercado" para o mesmo consumo energético quando alimentado pela bateria.

O MacBook Pro é hoje a plataforma para a generalidade das atividades criativas, sejam cinema, produção áudio, musica, design, fotografia, animação ou produção de conteúdos interativos, e por isso se espera  a melhor performance para os mais exigentes processos.

Imagem do processador M1 Max com quatro módulos  de 16Mb de memória integrada super rápida, que, ao dispensarem o BUS das memórias externas, pode alcançar uma largura de banda de 400GB/s.
O M1 Max tem uma CPU de 10 core e integra a GPU com 32 core

Equipado com os novos processadores M1 Pro e o M1 Max que duplica a capacidade da GPU integrada, que a Apple classifica como incomparavelmente mais rápidos que qualquer processador de PC. Nos novos processadores feitos em espessura de 5nm, não só a GUP fica integrada no mesmo chip que o processador, como as memórias tanto do processador como a GPU estão todas integradas, diminuindo o consumo e aumentando o acesso a memória a uma largura de banda de uns incríveis 200GB/s no M1 Pro e 400GB/s no M1 Max

Na versão de 14 polegadas com o M1 Pro, 8 cores de CPU e 14 cores de GPU, 512 GB de SSD o preço será de 2.349 euros e no topo do gama, o 16 polegadas M1 Max com 10 core de CPU, 32 core de GPU, 1 TB SSD e 32 GB de memória unificada o preço é de 3.949 euros. Entre ambos os extremos existem três versões intermédias pré-assembladas, mas, na Apple Store, é possivel a configuração personalizada de inúmeras características de hardware.

A entregas em Portugal começam ainda no mês de outubro.

TAGS

Apple MacBook

ARTIGOS RELACIONADOS

Apple lança novas atualizações e resolve bug zero day do macOS
SECURITY

Apple lança novas atualizações e resolve bug zero day do macOS

LER MAIS

Apple no topo das vendas de smartphones do quarto trimestre de 2020
BIZ

Apple no topo das vendas de smartphones do quarto trimestre de 2020

LER MAIS

Apple estará a trabalhar em projeto de satélites
BIZ

Apple estará a trabalhar em projeto de satélites

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

QNAP anuncia novo NAS de quatro baías para montagem em bastidor
HARD

QNAP anuncia novo NAS de quatro baías para montagem em bastidor

LER MAIS

LG vai lançar portátil com IA híbrida
HARD

LG vai lançar portátil com IA híbrida

LER MAIS

Vendas de headsets de VR diminuem pelo terceiro trimestre consecutivo
HARD

Vendas de headsets de VR diminuem pelo terceiro trimestre consecutivo

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 113 DEZEMBRO 2024

IT CHANNEL Nº 113 DEZEMBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.