2016-8-24
Mais uma vez, o mercado global de tablets caiu. Segundo a Canalys, no segundo trimestre de 2016 as vendas diminuíram 16%, alcançando o seu valor mais baixo em três anos: 35 milhões de unidades
A Canalys, empresa de IT market analysis especializada no Canal de distribuição, explica esta queda com a forte concorrência dos smartphones e dos híbridos, mas ainda assim fabricantes como a Apple conseguiram aumentar a sua quota em 28% no Q2. Logo de seguida encontra-se a Samsung, que conseguiu vender quase seis milhões de unidades, detendo uma 16% do mercado. A Lenovo e a Huawei figuram no terceiro e quatro lugar, respetivamente, ambas com vendas na ordem dos dois milhões de unidades e com 7 e 8% do mercado, respetivamente. "A concorrência dos smartphones e, mais recentemente, dos PCs dois-em-um resultou no enfraquecimento ao qual estamos a assistir no segmento de consumo, particularmente nos tablets Android mais baratos", explica Wilmer Ang, Canalys Research Analyst. Uma vez que é também o sistema operativo predominante, o Android viu as suas vendas caírem 23% a nível global, impactadas pelo forte declínio da procura nos mercados da região Ásia/Pacífico e América Latina. Embora o mercado de tablets esteja a sofrer um ligeiro declínio das suas vendas, o seu futuro não é negativo e poderá vir a ser moldado pelo segmento empresarial. "O Surface Pro da Microsoft e o iPad Pro confirmam que ainda existe uma crescente procura pelos tablets dois-em-um no mercado empresarial", salienta TuanAnh Nguyen, research analyst da Context. "Não continuaremos a observar uma procura por tablets no mercado B2B nos volumes verificados nos trimestres anteriores. Mas a transição contínua para o Windows 10 e a chegada do multitasking Android Nougat poderão oferecer uma oportunidade para os fabricantes capitalizarem a venda dos seus tablets e os serviços empresariais a eles associados". |