2016-11-18
As vendas globais de smartphones cresceram 5,4% no terceiro trimestre de 2016, face ao anterior, impulsionadas pela Huawei, Oppo e BBK Communication Equipment, que juntos arrecadaram uma fatia de 21% das vendas totais
Segundo a Gartner, estes foram os únicos fabricantes a conseguirem aumentar as suas vendas e quota de mercado durante o período analisado. “A China liderou o crescimento do mercado de smartphones no terceiro trimestre de 2016”, refere Anshul Gupta, research director, Gartner. “As vendas de smartphones na China cresceram 12,4%, e os fabricantes que exploraram melhor as oportunidades de venda foram a Oppo e BBK Communication Equipment. No caso da Oppo, 81% das suas vendas foram provenientes da China, enquanto 89% das vendas da BBK foram na China. Estes dois fabricantes também tiveram um forte crescimento na Índia, Indonésia, Malásia, Tailândia e Rússia”. As vendas globais de smartphones a utilizadores finais totalizou 373 milhões de unidades no trimestre, um aumento de 5,4% face ao mesmo período de 2015. A Samsung viu as suas vendas caírem após o incidente com as baterias do Note 7 e, embora até tenha iniciado bem o ano, durante todo o ano de 2016 registou uma queda de 14,2% homóloga, a sua pior performance até hoje. “A decisão de descontinuar o Galaxy Note 7 foi correta, mas os danos para a marca vão dificultar o crescimento das vendas de smartphones a curto prazo”, acrescenta Anshul Gupta. “Para a Samsung, é crucial que o lançamento do Galaxy S8 seja bem sucedido, de modo a que os seus parceiros e clientes voltem a ganhar confiança na marca”. Os números também não foram os mais favoráveis para a Apple, que viu as suas vendas decrescerem 6,6% durante o terceiro trimestre. A Apple conquistou 11,5% do mercado global de smartphones, a sua quota mais baixa desde o primeiro trimestre de 2009. As vendas dos iPhones caíram 8,5% nos EUA e 31% n China, os seus mercados mais expressivos. Enquanto as vendas da da maçã caem, a Huawei aproveita para ganhar terreno. No terceiro trimestre de 2016, pouco menos de três pontos percentuais de quota de mercado separaram a Apple e a Huawei. A nível de sistema operativo, o Android continua a deter a maioria da quota de mercado, com quase 88%, enquanto o iOS apenas arrecadou 11,5% de quota de mercado. “A suspensão do Galaxy Note 7 da Samsung poderá ajudar o iPhone 7 Plus da Apple a beneficiar de mais vendas, mas pouco, uma vez que os utilizadores do Note 7 provavelmente não irão abandonar a Samsung, ou pelo menos o Android”, comenta Roberta Cozza, research director na Gartner. “Além disso, outros fabricantes de Android poderão capitalizar esta situação a curto prazo, como por exemplo a Huawei e outras marcas chinesas presentes nos segmento premium do Android. O cancelamento dos Note 7 também apareceu numa boa altura para os mercados maduros da Google, onde os seus Pixel e Pixel XL já começaram a ser vendidos”. |