2017-5-03

HARD

Samsung destrona Apple e volta a liderar mercado de smartphones

De acordo com a IDC, o primeiro trimestre de 2017 revelou-se positivo para o mercado global de smartphones, que cresceu 4,3% e totalizou 347.4 milhões de unidades vendidas mundialmente

Samsung destrona Apple e volta a liderar mercado de smartphones

Ao contrário da contração esperada pelo mercado de smartphones, a verdade é que os utilizadores continuam a adquirir dispositivos e, de acordo com a consultora, os principais fabricantes têm maior procura do que nunca.

“Os resultados do mercado de smartphones do primeiro trimestre provam que esta indústria não está morta e que ainda existe espaço para crescimento”, refere Ryan Reith, program vice president, IDC's Worldwide Quarterly Mobile Device Trackers. “Sem dúvida que 2016 foi um ano crucial para a indústria, à medida que o crescimento baixou para um dígito pela primeira vez. Contudo, acreditamos que a indústria deverá recuperar em 2017, e os fortes resultados do primeiro trimestre mostram isso mesmo”.

Para o crescimento do mercado nos primeiros meses do ano foram essenciais os grandes lançamentos de dispositivos flagship da parte da Huawei, com o P10, e da Samsung, com o Galaxy S8, que mostram que a inovação ainda é possível. A expetativa está toda agora no lançamento do novo iPhone, que será também capaz de gerar uma grande fonte de crescimento para o mercado de smartphones.

Para a IDC, continua a haver uma grande concorrência entre os principais fabricantes chineses, cujo mercado é liderado pela Huawei. Estes três fabricantes têm vindo a solidificar a sua quota de mercado no mercado chinês no último ano e pretendem cada vez mais aumentar a sua influência noutras geografias.

A Samsung voltou a liderar o mercado global de smartphones e, apesar de não ter obtido qualquer crescimento (0,0%), o fabricante sul coreano manteve o primeiro lugar deste mercado, com 79,2 milhões de unidades vendidas e uma quota de mercado de 22,8%. Tendo em conta o pequeno percalço que a Samsung enfrentou  há pouco tempo com o seu Note 7, estes resultados acabam por se revelar positivos e mostram que os utilizadores podem não ter perdido totalmente a confiança na marca.

O crescimento da Apple manteve-se estagnado. O fabricante conseguiu um tímido crescimento de 0,8%, com as suas unidades vendidas a passarem de 51.2 no Q1 de 2016 para 51.6 milhões no primeiro trimestre deste ano. Embora tenha obtido um crescimento, embora que mínimo, a quota de mercado da Apple caiu de 15,4% (Q1 2016) para 14,9% (Q1 2017).

A Huawei fecha assim top três e os seus resultados mostram-se positivos. Com um crescimento homólogo de 21,7%, o fabricante chinês vendeu 34,2 milhões de unidades durante os primeiros meses do ano e consolidou uma quota de mercado de 9,8%, que, ainda longe dos dois principais fabricantes mundiais de smartphones, está a ganhar terreno.

Recomendado pelos leitores

Lenovo anuncia novo dispositivo para espaços de reunião
HARD

Lenovo anuncia novo dispositivo para espaços de reunião

LER MAIS

Lenovo apresenta portfólio de IA mais abrangente
HARD

Lenovo apresenta portfólio de IA mais abrangente

LER MAIS

Lenovo lança novo sistema de refrigeração
HARD

Lenovo lança novo sistema de refrigeração

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.