2016-2-09
A Samsung acredita que os smartphones e dispositivos conectados estão a atingir uma nova fase de maturidade e socorre-se das previsões da CCS Insight, que apontam para 1,6 mil milhões de smartphones vendidos em 2016.
Segundo a análise que a Samsung faz a partir dos dados da CCS Insight, a inovação ainda está longe de terminar, sendo no entanto cada vez mais difícil para as marcas conseguirem oferecer um avanço que se revele realmente significativo.
As melhorias são incrementais e os fabricantes enfrentam o grande desafio de fabricarem equipamentos que consigam destacar-se num mercado inundado por inúmeros smartphones “iguais”.
Os grandes avanços que tomaram conta dos últimos 15 anos, com a evolução do telefone retangular para o design em concha, e posteriormente para os telefones táteis, tornam a inovação de hoje menos significativa.
Embora os consumidores possam já não estar tão entusiasmados com os smartphones como anteriormente, estudos mais recentes da CCS Insight preveem a venda de mais de 1,6 mil milhões de smartphones em 2016 — um número que deverá atingir praticamente os 2 mil milhões em 2019. O smartphone tornou-se parte integrante da sociedade e é atualmente o equipamento de eletrónica de consumo mais prolífico do planeta.
Da mesma forma que os mercados amadurecem, a competição também aumenta. A CCS Insight acredita que o sucesso vai acompanhar as empresas que possuem a escala e os recursos para competirem num mundo onde as margens de negócio são cada vez mais apertadas, mesmo quando o volume aumenta.
O segmento que tem agora a sua oportunidade notória de crescimento são os wearables. Segundo a CCS Insight, a venda destes equipamentos vai triplicar de 2016 para 2019, com vendas a chegarem quase aos 250 milhões de unidades, e o valor de mercado a ultrapassar os 25 mil milhões de dólares.
A Samsung reforça ainda que 2016 será o ano de arranque dos que irão evoluir de dispositivos de nicho, com um design funcional, para produtos modernos, elegantes e atrativos.
Também o crescimento da IoT vai continuar a ser impulsionado, à medida que as empresas se focam em oportunidades de mercado específicas e à medida que as casas ficam mais conectadas.
Os smartphones continuarão a desempenhar um papel importante em todo este cenário, uma vez que serão os equipamentos que irão controlar a grande maioria destas novas experiências.
A Samsung acredita que a ideia de que a inovação nesta indústria está estagnada não é correta, e que irão surgir mais movimentos, lançamentos e novidades revolucionárias à medida que a nossa vida se torna cada vez mais conectada. A inovação vai chegar de diferentes caminhos, desde as máquinas com capacidade de aprendizagem à inteligência artificial.