A apresentação de resultados do Q1 da HP esteve abaixo das expetativas, em parte justificado pelo dólar forte, o que baixou as receitas do negócio internacional. Assim os 26.800 milhões deste trimestre comparam com 28.200 milhões do homólogo.
A valorização do dólar face a outras moedas, nomeadamente a segunda principal moeda internacional, o Euro foi significativa. No dia 1 de janeiro de 2014 , 1 dólar valia 72 centimos do euro e um ano depois já chegou a valer 88 centimos.
No discurso de apresentação de resultados, Meg Whitman referiu-se ao impacto da valorização do dólar face ao euro, mas também a outras moedas importantes: “While we were able to manage the impact of currency in the quarter and deliver earnings as expected, we believe the impact on FY15 will be significantly greater than we anticipated in November. We’ll work hard to offset these impacts through re-pricing and productivity, but fully mitigating currency movements of this size would require reducing investments and mortgaging our future. We won’t do that”
Por divisões:
PSG
Na Divisão de PCs e impressão, o volume de vendas esteve “flat”, com uma margem operacional de 3,7%, uma subida no mercado doméstico de 2% e uma descida no mercado empresarial de 1%.
O número de vendas de PCs aumentou 9%, com o contributo positivo dos portáteis em 21% e o decréscimo dos desktop em 7%.
Na impressão, o volume de vendas baixou 5% e a margem operacional foi de 19,2%. Em unidades a queda foi de 4%, devido ao mercado de consumo, que caiu 6% em unidades.
Enterprise Group
Nos Servidores e Redes as vendas foram também "flat" mas a margem operacional melhorou 15,6%. Do lado dos servidores o aumento foi de 7% e armazenamento não houve crescimento.
Por outro lado o networking caiu 11% nas vendas, os sistema críticos -9% e os serviços tecnológicos -5%
Serviços empresariais
O volume de vendas dos serviços empresariais baixou 11%, com uma margem operacional de 3%, nos serviços financeiros as vendas foram -8% e na venda de software - 5%.
O conjunto destas duas divisões empresariais corporiza a segunda empresa que vai resultar do split que a HP se prepara para fazer até ao final de 2015.
A separação da HP em duas companhias independentes coordenadas pela mesma gestão de topo deverá custar 2 mil milhões de dólares, de acordo com a CFO Cathie Lesjak.
Sobre a compra da Aruba Networks, empresa especializada em Wi-Fi, Whitman limitou-se a dizer que “Networking is a very important business to HP and we will continue to invest in these businesses.” mas a Bloomberg acredita que o anuncio da aquisição vai se concretizar na próxima semana por um valor de 2.400 milhões de dólares.
*** Atualizada as 10:52h*** |