2015-11-27
A Fundação Raspberry revelou o seu mais recente membro da familia Pi, o Zero, que apesar de mediar apenas 65mm por 30mm é 40% mais rápido que o Raspberry Pi original.
Com apenas 65mm por 30mm o Zero é um computador operacional completo por 5€
Os humildes computadores Raspberry , placas modulares similares ao Arduino, já ultrapassaram há muito a missão de aprendizagem de eletrónica e programação e são hoje usados numa multiplicidade de funções. O Raspberry Pi 2 pode mesmo correr o Windows 10 a um custo de 30 euros.
Agora a fundação Raspberry veio apresentar o seu mais recente membro da família "framboesa", o “Zero” , uma minúscula placa pcm comercializada a um preço de 5 euros: um computador programável com um processador de 1GHz e 512MB de SDRAM.
“Acredito que já não conseguimos fazer mais barato do que isto”, disse Eben Upton fundador do Raspberry Pi, que tem vindo a construir placas Raspberry Pi desde 2012, com o objetivo de conseguir mais pessoas interessadas em programação.
Mas Upton disse que ainda há pessoas para quem o custo é uma barreira.
"Mesmo no mundo desenvolvido, um computador programável é um item de luxo para muitas pessoas, e cada euro extra que pedimos a alguém diminui a possibilidade das pessoas se envolverem”, disse Upton.
O Raspberry Pi Zero é feito no País de Gales, na mesma fabrica da Sony que produz o Pi 2.
"Já fabricámos várias dezenas de milhares de unidades do Zero até agora, e estamos a fabricar mais, mas esperamos que a procura supere a oferta ", disse Upton. O pequeno computador vai ser oferecido com a edição de Dezembro da revista MagPi, a revista Raspberry Pi.
Caraterísticas
Processador Broadcom BCM2835
1GHz ARM11 core
512MB de LPDDR2 SDRAM
1 micro-SD card slot
1 mini-HDMI socket para saída de vídeo 1080p
1 Micro-USB sockets para dados e energia
Pinout indentado aos modelos A+/B+/2B
Raspberry Pi Zero corre sobre o Raspbian e a suas aplicações
Para conhecer mais sobre a Fundação Raspbarry