O humilde e simples Raspberry tem uma nova versão, o Pi 2, que pode correr uma versão do Windows 10 graças a um melhorado hardware 6x mais rápido que a anterior versão, que teve cerca de 4,5 milhões de unidades vendidas.
O Pi foi apresentado em 2011 na Inglaterra pela Fundação Raspberry Pi, e seguia o sistema modular do bem sucedido Arduino, ideal para a aprendizagem de eletrónica e programação, mas também para aplicações práticas em maquinas e dispositivos diversos.
O agora anunciado Pi 2 pode mudar o foco da sua produção, sendo que o mais interessante para o futuro deste projeto é que algumas indústrias olhem para esta “placa” como uma ferramenta para a IoT graças ao seu tamanho, consumo e baixo custo.
A possibilidade de correr uma versão específica do Windows 10 é, de acordo com o fabricante, “particularmente interessante para o desenvolvimento de dispositivos e aparelhos inteligentes”.
O novo kit - fabricado na Sony em Bridgend, Gales do Sul - custa 22,85 libras, cerca de 30 euros excluindo o IVA, sites portugueses já o comercializam entre 38 e 39.90 € (iva incluído).
Características do pequeno Pi 2
- Processador 900MHz quad-core ARM Cortex-A7 BCM2836
- memória: 1GB LPDDR2 SDRAM
- Ethernet 10/100
- Socket 40 pinos extended GPIO
- 4 portas USB 2.0
- Ficha de 4 polos para audio estéreo e video composto
- Porta HDMI
- Porta CSI para conectar com a câmara Raspberry
- Porta DSI display para o touch screen Raspberry
- Micro SD slot
- Micro USB power source
Microsoft olha o Pi 2 com interesse
A Microsoft anunciou que está a desenvolver uma versão específica e customizada do Windows 10 que será disponibilizada gratuitamente à comunidade de developers através do "Windows Developer Program for IoT".
O Pi 2 suportará o sistema operativo Raspian baseado em Linux, além do sistema operativo da Microsoft Windows 10. Os utilizadores poderão usar o novo computador para desenvolver dispositivos com base no Windows Smart Devices.
Na opinião de Kevin Dallas, um executivo da Microsoft:
"Nós vemos a comunidade de “Makers” como uma fonte incrível de inovação para dispositivos inteligentes e conectados, que representam o próprio fundamento da próxima onda da computação, e estamos entusiasmados por fazer parte desta comunidade". que acrescentou ainda: -"Raspberry Pi rapidamente se tornou uma das plataformas favoritas da comunidade de “Makers” porque é altamente eficiente, tem placas de baixo custo e módulos de computação adicionais permitem que os developers dêem vida á sua visão".
O record para um PC britânico
Raspberry Pi pode vir a ser o PC de origem britânica mais vendido da História porque está agora apenas a meio-milhão de unidades das vendas do mítico Sinclair Spectrum, que revolucionou a nossa relação com a informática no início dos anos 80.
A Raspberry Pi Foundation , é uma organização sem fins lucrativos fundada em 2009 para estimular o estudo básico de ciência da computação no ensino.
Para saber mais sobre o Pi 2 clique aqui
Nota do editor:
Comunidade de "Makers" é a designação atribuída aos entusiastas que desenvolvem autonomamente ou em grupo produtos de electrónica e microinformática, para seu uso próprio como hobby ou em pequenos negócios, mas também crescentemente como parte da comunidade profissional de investigação e desenvolvimento. |