2017-3-01
A Raspberry Pi Foundation revelou um novo modelo do seu pequeno computador, o Raspberry Pi Zero W, que adiciona Wi-Fi e Bluetooth, e tem um preço de 10€
Em novembro de 2015, o Raspberry Pi Zero foi lançado - uma minúscula “framboesa” Pi de 5€.
Desde então, a pequena placa tem sido usada numa multiplicidade de projetos que vão desde pequenos jogos a drones. Mas muitos desses projetos precisam de conexões sem fios, o que significa adicionar um dongle sem fio - e que pode facilmente custar mais do que o Zero.
A comunidade Maker tem dado grande utilização a todos os modelos do Raspberry Pi, mas é esperado que com esta nova placa de pequeno custo e capacidades de conetividade, utilizações descartáveis e de IoT possam ter uma nova dinâmica, mesmo em escala comercial.
A Fundação Raspberry disse que o dispositivo será agora um melhor computador de utilização geral, porque os utilizadores são menos propensos à necessidade de um hub e, se podem usar periféricos Bluetooth, libertam a porta USB para outras utilizações. "E é claro que é uma ótima plataforma para experimentar aplicações IoT", acrescentaram.
A Fundação disse que há também um nova caixa para a pequena placa, que vai estar em breve na distribuição europeia.
O Pi original foi lançado há cinco anos. Nest período de tempo, tornou-se num dos maiores sucessos de tecnologia do Reino Unido de todos os tempos. Os fundadores estimaram que poderiam vender mil placas, mas as vendas foram de cem mil no primeiro dia, e já venderam mais de doze milhões de dispositivos minúsculos em vários países.
Especificações: