2016-3-30
Os novos gateways Anybus .NET pretendem fornecer a apresentação de dados em tempo real de máquinas industriais em aplicações de TI baseados em .NET
Assim, o objetivo é que os programadores de .NET sejam capazes de receber dados diretamente de um sistema CLP do outro lado da “borda” para serem usados em aplicações de estatística, análise ou manutenção. Os gateways encontram-se disponíveis para PROFIBUS e PROFINET.
A Internet of Things Industrial presume a capacidade de as aplicações industriais conseguirem comunicar com sistemas de TI. No entanto, a Tecnologia Operacional (TO) no chão de fábrica utiliza redes feildbus e Ethernet industrial, desenvolvidas para a realização de comunicação em tempo real (separadas, por norma, da infraestrutura de TI).
Os gateways Anybus .NET prometem solucionar esta situação, atuando como tradutores que enviam e recebem dados entre redes PROFIBUS e PROFINET e plataformas de TI, que utilizam .NET como estrutura.
Deste modo, os sistemas de TI obtêm acesso a dados em tempo real do chão de fábrica, permitindo a manutenção preditiva, acompanhamento de KPIs (indicadores chave de desempenho), análise de máquinas, mineração de dados, processamento de grandes volumes de dados, estatísticas de produção, entre outras funcionalidades.
Além de conectar dados dos processos industriais aos sistemas de TI, os gateways .NET visam tornar os dados compreensíveis para a área de TI. Através da troca de informação entre a TO e a TI é definido um modelo de folha de cálculo que define como os dados são monitorizados, marcados e apresentados a aplicações de TI.
A folha de cálculo é carregada para o gerador de códigos da HMS, que cria uma API (eventos e métodos de postagem) personalizada.