2024-1-09

HARD

Novos dispositivos da Lenovo prometem potenciar o processo criativo com IA

A nova linha de portáteis Lenovo Yoga com IA, o tablet Lenovo Tab M11 e os novos portáteis IdeaPad procuram ajudar na criação e consumo de conteúdos

Novos dispositivos da Lenovo prometem potenciar o processo criativo com IA

A Lenovo anunciou o lançamento do seu mais recente reportório de novos dispositivos – a nova linha de portáteis Yoga com Inteligência Artificial (IA), o tablet Lenovo Tab M11 concebido para gaming e aprendizagem e os portáteis IdeaPad destinados à utilização no dia a dia – que visam potenciar o processo criativo.

“Os consumidores modernos precisam de soluções que se adaptem às suas necessidades e a nossa mais recente seleção de dispositivos portáteis responde a essas necessidades com tecnologias bem pensadas, incluindo IA”, afirma Jun Ouyang, Lenovo’s Vice President and General Manager of the Consumer Business Segment, Intelligent Devices Group. “A nossa visão de proporcionar ‘IA para todos’ coloca o utilizador individual numa posição central, destacando a privacidade e a segurança”.

 

Portáteis Lenovo Yoga

 

A linha de portáteis Lenovo Yoga com Microsoft Windows 11 da Lenovo oferece o Lenovo Yoga Creator Zone, um novo software exclusivo para os utilizadores que procurem usufruir do poder da IA generativa de modo simples, privado e seguro, de acordo com a empresa. A geração de imagens é um dos recursos oferecidos pelo software, que possibilita a transformação de descrições baseadas em texto e esboços em imagens “sem prompts, códigos ou configurações complexas”, refere a Lenovo. 

Para dispositivos Lenovo Yoga Pro com GPU dedicadas, incluindo GPU para portátil NVIDIA GeForce RTX 4070, o novo software disponibiliza também a funcionalidade Image Training, através da qual dos utilizadores poderão treinar um modelo personalizado que está armazenado localmente no dispositivo. Além disto, o Lenovo Yoga Creator Zone baseia-se ao nível do cliente, podendo trabalhar offline sem a necessidade de estar ligado à Internet.

 Em particular, o Lenovo Yoga Pro 9i (16”, 9) inclui o Lenovo AI Core e processadores Intel Ultra, maximizados pelo Lenoxo X Power, uma solução de ajuste alimentada por machine learning para aperfeiçoar tarefas criativas, como “a renderização 3D e a correção de cores de filme, alocando poder de processamento para otimizar o desempenho, a vida útil da bateria e a eficiência de refrigeração”, revela a Lenovo.

Tanto o Lenovo Yoga Pro 9i (16”, 9) como o Lenovo Yoga 9i 2-in-1 (14”, 9) são equipados com uma tecla Copilot, tendo acesso rápido às capacidades de IA para facilitar tarefas como o resumo de emails e a geração de imagens.

Já o Lenovo Yoga Slim 7i (14”; 9) é um portátil premium fino e leve da edição Intel Evo, incluindo processadores Intel Core Ultra e um ecrã OLED WUXGA. A Lenovo considera que os Lenovo Yoga Pro 7i (14”, 9) e Lenovo Yoga Pro 7 (14”, 9) são destinados à criação de conteúdos, estando equipados com uma opção de Intel Core Ultra Processors ou processador AMD Ryzen 7 8845HS, até ao NVIDIA GeForce RTX 4050 Laptop GPU com validação NVIDIA Studio e um PureSight Pro LCD ou ecrã OLED 3K. 

Por sua vez, o Lenovo Yoga Book 9i (13”, 9) – cujo predecessor foi o primeiro portátil OLED com dois ecrãs completo do mundo, refere a empresa – pode agora ser equipado com os novos Core Ultra Processors da Intel, um ecrã PureSight OLED 2.8K e uma barra de som rotativa Bowers & Wilkins. 

Os novos portáteis Yoga da Lenovo estarão disponíveis na primeira metade de 2024 na EMEA7, com preços de venda recomendados desde 799 euros até desde 2199 euros, consoante o modelo em questão.


O Lenovo Tab M11

O novo tablet Lenovo Tab M11 foi concebido para estudantes em tempos livres, aficionados pelo cinema e por ilustração, de acordo com a empresa. O dispositivo é equipado com a Lenovo Tab Pen e pré-carregado com software premium: “Nebo para converter escrita à mão em texto, MyScript Calculator 2 para resolver equações e funções em tempo real e WPS Office para visualizar e editar documentos facilmente”, destaca a Lenovo.

O novo tablet pode ser dividido em dois ecrãs, permitindo aos utilizadores fazer anotações ou desenhos enquanto assiste a vídeos. Além disto, o Lenovo Tab M11 apresenta um modo de leitura envolvente, permitindo aos leitores alternar entre visualizações cromáticas e mono, incluindo também um ecrã FHD4 vívido de 11 polegadas e quatro colunas ajustadas por Dolby Atmos. O dispositivo é alimentado pelo processador MediaTek Helio G88 Octa-core e vem com uma bateria de 7.040 mAh.

O Lenovo Tab 11 tem disponibilidade prevista para 9 de janeiro de 2024, com um preço de venda recomendado de 199 euros.


Portáteis Lenovo IdeaPad

Os novos portáteis 2-em-1 conversíveis Lenovo IdeaPad com Windows 11 foram criados para facilitar a criação, produção e consumo de conteúdo. A Lenovo AI Engine, agora incorporada em todos os dispositivos Lenovo Idea Pad, procura melhorar a experiência dos utilizadores a nível de potência e desempenho, exibição, voz e conectividade sem fios, sublinha a empresa.

O Smart Power da Lenovo oferece uma gestão inteligente de energia e temperatura, visando simultaneamente maximizar o desempenho e reduzir o consumo da bateria e o ruído do ventilador. Já a funcionalidade Smart Wireless promete minimizar o lag, com o aumento da força da ligação Wi-Fi e a deteção automática de interrupções de conexão, segundo a Lenovo.

Os Lenovo IdeaPad Slim 5i (15, 9), Lenovo IdeaPad 5i 2-in-1 (16”, 9) e Lenovo IdeaPad 5i 2-in-1 (14”, 9) incluem os mais recentes processadores Intel Core 7 U, enquanto todos os modelos AMD são equipados com os processadores AMD Ryzen 7 8845HS.

 Por sua vez, o novo Lenovo IdeaPad Slim 5i (15”, 9) é o primeiro com formato de ecrã 16:10 com 15,3 polegadas na linha Lenovo IdeaPad, destaca a empresa. O dispositivo inclui um ecrã WUXGA de até 16:10 com 90% AAR e 100% sRGB, oferecendo ainda um design de teclado de extremo a extremo com duas portas USB Type-C.

O dispositivo vem equipado com uma bateria de polímero de até 76 WHr, testada em termos de confiabilidade de acordo com os padrões MIL-STD-810H1, e está disponível nas cores opcionais Violet e Cloud Grey.

Os novos IdeaPad 5 2-in-1 estarão disponíveis em fevereiro de 2024, com preços de venda recomendados desde 549 euros até desde 799 euros, dependendo do modelo. O IdeaPad Slim 5i (15”, 9) tem igualmente disponibilidade prevista para o mês de fevereiro, com preço de venda recomendado desde 699 euros.

ARTIGOS RELACIONADOS

Windows 11 será responsável por alavancar vendas de novos PC em 2024
SOFT

Windows 11 será responsável por alavancar vendas de novos PC em 2024

LER MAIS

Microsoft introduz tecla de IA como primeira mudança no teclado de PC em 30 anos
HARD

Microsoft introduz tecla de IA como primeira mudança no teclado de PC em 30 anos

LER MAIS

Vendas mundiais de PC deverão recuperar em 2024
BIZ

Vendas mundiais de PC deverão recuperar em 2024

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

TP-Link expande rede Wi-Fi para exteriores com Deco X50-Outdoor
HARD

TP-Link expande rede Wi-Fi para exteriores com Deco X50-Outdoor

LER MAIS

Revolução na captação de imagens, IA e reforço da cibersegurança: Axis apresenta chip de próxima geração
HARD

Revolução na captação de imagens, IA e reforço da cibersegurança: Axis apresenta chip de próxima geração

LER MAIS

Philips anuncia novos monitores com nova camada de eficiência energética
HARD

Philips anuncia novos monitores com nova camada de eficiência energética

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 113 DEZEMBRO 2024

IT CHANNEL Nº 113 DEZEMBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.