O mercado mundial de servidores cresceu 17,2% no primeiro trimestre de 2015, face ao período homólogo, tendo alcançado um volume total de 12.8 biliões de dólares. Ao todo, foram vendidas 2,3 milhões de unidades, mais 8,4% do que no ano anterior. Este é o quarto trimestre consecutivo de crescimento neste mercado, que, segundo os analistas, abrangeu todos os tipos de equipamentos, incluindo sistemas rack, blade, de densidade otimizada e torres.
O maior aumento registou-se no sistemas high-end, que cresceram 44,7%, alcançando os 2,1 biliões de dólares. Os servidores de entrada de gama cresceram 13,6% e os de gama média 7,2%, alcançando os 9,7 biliões de dólares e um bilião de dólares, respetivamente. Os servidores x86 foram os principais responsáveis pelo crescimento no sistemas de volume. No caso da gama média, foi o investimento das empresas em sistemas escaláveis e em virtualização que contribuiu para o aumento da receita.
A HP mantém a liderança do mercado, com um market share de 24,9%, tendo registado um crescimento anual de 10,6% nas receitas, muito devido à elevada procura pelos seus servidores rack. No segmento de servidores com densidade otimizada, a empresa registou um crescimento de três dígitos.
Logo atrás da HP surge a Dell, com 18% de quota de mercado, com as receitas a registarem um crescimento de 12,3%, para os 2,3 biliões de dólares. A IBM encerra o Top 3, com 13,2% de quota de mercado e 1,7 biliões de dólares de receita.
A Lenovo, que adquiriu o negócio dos servidores x86 da IBM em outubro de 2014, registou, fruto desta transação, um crescimento de 721%, tendo agora 7,5% de market share e receitas de 966 milhões de dólares. A Cisco, por sua vez, conta com 890 milhões de dólares de receita e uma quota de mercado de 6,9% no primeiro trimestre do ano. |