2016-4-12
A Strategy Analytics prevê que as esperadas novidades da Oculus, Sony e HTC impulsionem a procura pelos dispositivos de realidade virtual
A Strategy Analytics prevê que os dispositivos de realidade virtual (RV) para smartphones alcancem uma fatia de 87 por cento das vendas totais, enquanto os dispositivos para PCs e consolas de jogos representarão 77 por cento do volume de vendas, totalizando os 895 milhões de dólares em 2016. As marcas Oculus, HTC e Sony vão continuar na sombra dos dispositivos de RV com preços mais acessíveis, perfazendo cerca de 77 por cento das receitas totais e representando apenas 13 por cento do volume de vendas, enquanto os dispositivos de gama mais baixa contarão com 12,8 milhões de unidades comercializadas, dominando o mercado. No que diz respeito aos dispositivos de RV de PCs e consolas de jogos, os capacetes de Realidade Virtual deverão aumentar apenas para 1,7 milhões de dispositivos vendidos em todo o mundo durante 2016, uma vez que o seu custo ainda é elevado. A Strategy Analytics prevê um interesse rápido nestes dispositivos, despoletado pela disponibilidade dos dispositivos da Oculus, Sony e HTC. Paralelamente, os utilizadores estão a ver-se rodeados pela forte oferta de dispositivos de baixo custo. Contudo, a empresa afirma que estes dispositivos low-cost serão um veículo transitório para os dispositivos RV de topo de gama. "Brevemente, os consumidores serão expostos a uma diversidade incrível de opções de Realidade Virtual, que vão desde dispositivos low-cost aos super premium. Apesar de esperarmos que os sistemas baseados em smartphones dominem o mercado com 87 por cento das vendas, os produtos para PC e consolas de jogos serão responsáveis por 77 por cento das receitas. Além disso, prevemos que a Realidade Virtual alimente uma nova série de soluções de alta tecnologia em hardware, tais como a resolução dos monitores, GPU, armazenamento e câmaras de 360º", afirma Cliff Raskind, diretor de ecosistemas de wearables da Strategy Analytics. |